A Feira da Castanha está de volta à freguesia de S. Pedro de Castelões, entre os dias 4 e 6 de novembro e promete animação, dar a conhecer as atividades económicas locais e promover os produtos endógenos, como a castanha.
O objetivo passa por igualar ou até ultrapassar os mais de três mil visitantes do certame de 2021.
A Feira da Castanha acontece, este ano, nos dias 4 a 6 de novembro e conta com várias atividades que visam recriar memórias e tradições ligadas à história da freguesia de S. Pedro de Castelões.
Do programa fazem parte: o Magusto Infantil; o Baile do Ouriço, a Conferência “Agricultura e Floresta: Desafios e Oportunidades”, esta última que vem reforçar a preocupação em apoiar e incentivar ao plantio do castanheiro nos terrenos locais.
Este ano, o evento vai contar com animação cultural, atividades desportivas e de lazer, gastronomia e expositores e pretende continuar a incrementar a produção da castanha em grande escala, incentivar a sua comercialização e promover o plantio do castanheiro.
A abertura oficial da Feira da Castanha acontece no dia 4 de novembro, pelas 18h30, com a entrega de castanheiros aos concorrentes.
Sérgio Soares, presidente da junta de freguesia de S. Pedro de Castelões, entidade organizadora do evento – que conta com a parceria da Câmara de Vale de Cambra – pretende, mais uma vez, incentivar a produção da castanha, para que continue a ser um produto de qualidade e de excelência.
“Gostaríamos de, num futuro próximo, a castanha produzida tenha a casta de Castelões e sermos auto sustentáveis”, explica o presidente, ao jornal Voz de Cambra.