Durante o mês de dezembro, o Rancho Folclórico “A primavera, de Vila Cova de Perrinho, vai angariar alimentos essenciais para fazer um cabaz solidário, que vai entregar ao Centro de Acolhimento Residencial da Santa Casa da Misericórdia de Vale de Cambra.
Neste Natal, o rancho de Vila Cova de Perrinho quis promover uma campanha solidária, face ao aumento dos preços dos produtos alimentares e à dificuldade com que se deparam as Instituições de Solidariedade Social (IPSS´s).
“As instituições, devido ao elevado custo de vida, sentem uma enorme pressão para conseguir face aos aumentos dos produtos alimentares. Desta forma, o Rancho Folclórico “A Primavera” sente a necessidade de ajudar, pois devemos construir uma sociedade mais justa e solidária”, refere o grupo.
A iniciativa, está a ser divulgada nas redes sociais, na página da coletividade e pretende que a população contribua com o maior número possível de produtos alimentares, que serão oferecidos ao Centro de Acolhimento Residencial de S. Gonçalo da Santa Casa da Misericórdia de Vale de Cambra.
O Centro de Acolhimento Residencial de S. Gonçalo, com 32 anos de existência, tem capacidade para 30 crianças dos 0 aos 6 anos, que, por motivos vários são confiadas a esta estrutura pelos tribunais. Esta é uma resposta social com instalações e equipamentos de acolhimento permanente que conta com a colaboração de uma equipa de profissionais que garantem os cuidados adequados às necessidades efetivas das crianças, passando por uma relação afetiva do tipo familiar, uma vida diária personalizada e pela integração na comunidade.
Depois de dois anos de pandemia, em que a cultura foi o setor mais afetado, a atual direção do Rancho Folclórico “A Primavera” compromete-se com objetivos estruturais para a ação cultural e desportiva durante o ano de 2023.
“A Associação e o Rancho, durante o ano de 2023, trabalhar de forma empenhada, responsável e consistente para a melhoria das condições culturais e sociais da freguesia de Vila Cova de Perrinho. Será um ano de mudança para todos os vilacovenses pois terão, junto deles, uma instituição que os representa”, explica coletividade.
O Rancho Folclórico “A Primavera” de Vila Cova de Perrinho tem sido um embaixador no que se refere à preservação das tradições e costumes da freguesia de Vila Cova de Perrinho e, atualmente, é composto por 45 elementos, na qual fazem parte os tocadores, coro e dançadores.