Associação Desportiva Valecambrense (ADV), o Clube Desportivo e Cultural (CDC) Macieira de Cambra (CDC) e a Associação Cultural e Recreativa (ACR) de Vale de Cambra foram reconhecidas como Entidades Formadoras na época 2021/2022, pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF), numa cerimónia que decorreu no Parque de Feiras e Exposições de Aveiro, no dia 21 de janeiro.
Os três clubes valecambrenses foram certificados pela Federação Portuguesa de Futebol como entidades formadoras, um processo que visa avaliar e contribuir para a melhoria do processo de formação dos jovens atletas.
As associações receberam das mãos de Fernando Gomes, presidente da FPF e do presidente da Associação de Futebol de Aveiro, José Neves, a placa e diplomas que atesta a certificação para a época 2021-2022.
A AD Valecambrense foi reconhecida como entidade formadora de Futebol 3 estrelas; já o CDC Macieira de Cambra, como entidade formadora de Centro Básico de Formação em Futebol e a ACR como entidade formadora de Futsal 2 estrelas.
A cerimónia decorreu no Parque de Feiras e Exposições de Aveiro, onde foram reconhecidos 66 clubes da Associação de Futebol de Aveiro que em 2021/2022 concluíram o seu processo de certificação como Entidades Formadoras, mais 19 do que no ano anterior.
O evento contou com a presença de Fernando Gomes, Presidente da Federação Portuguesa de Futebol, dos órgãos sociais da AFA, nomeadamente o seu presidente Arménio Pinho, natural de Vale de Cambra, e de autarcas de diferentes pontos do distrito.
De Vale de Cambra, fizeram-se representar, os presidentes dos clubes, como Cristiano Silva, presidente do ADV; António Moreira, presidente do CDC; e Manuel Pinho, acompanhado por Pedro Soares, diretor do Futsal da ACR. O presidente da Câmara de Vale de Cambra, José Pinheiro e o vereador do Desporto, André Silva, também estiveram presentes na cerimónia.
André Silva lembrou que esta atribuição demonstra bem a aposta na formação por parte dos clubes valecambrenses.
“É com grande orgulho que o município vê três das suas associações reconhecidas pela Federação Portuguesa de Futebol. Esta atribuição demonstra a forte e continua aposta na formação por parte dos nossos clubes desde o seu planeamento estratégico, a sua estrutura organizacional, a renovação de vários departamentos ou a formação dos seus treinadores e dirigentes, o que se traduz numa oferta desportiva de qualidade superior para as nossas crianças e jovens”, destacou.
O responsável pelo desporto no concelho explicou ainda que o prémio é extensivo a todos os elementos da estrutura dos clubes, desde os seus dirigentes, treinadores, colaboradores das diferentes áreas, “pelo fantástico trabalho que realizam”.