A Casa da Tulha, situada na freguesia de Cepelos, em Vale de Cambra vai receber o Festival de Natureza das Montanhas Mágicas, intitulado “Pés na Serra”. O evento, organizado pela ADRIMAG, vai acontecer nos dias 6 e 7 de maio, com várias iniciativas que vão dar a conhecer os produtos e tradições locais, mas também vai haver música com grupos locais e com a cabeça de cartaz – a artista musical Márcia. Vai ainda acontecer uma prova de BTT.
Ao longo de dois dias, todos os caminhos vão dar a Cepelos, uma freguesia do interior do concelho de Vale de Cambra, onde se situa o edifício da Casa da Tulha.
No sábado, dia 6 de maio, o palco da Casa da Tulha será pisado pela artista de música – Márcia.
Ainda nesse dia, vai acontecer um showcooking com produtos locais, no workshop “Fios e Flores”, uma prova de BTT Mini Duros; a atuação dos bombos da TRuPe acompanhados de um espetáculo de fogo.
Já no domingo, sobem ao palco os cantares ao desafio e o folclore do “Terras de Arões” e ainda um Baile/Workshop Medieval – MD5.
O evento, vai contar com a participação das associações e comunidades locais, que vão proporcionar iniciativas como o “Caldo Comunitário”; gastronomia tradicional; um mercado à moda antiga e uma mostra de artesanato.
A Câmara Municipal de Vale de Cambra já mostrou a intenção de construir um centro interpretativo no edifício anexo à Casa da Tulha, com o objetivo de promover e divulgar o vinho verde, enquanto fator de desenvolvimento económico e turístico. A infra-estrutura pertence ao Museu Municipal mas, em tempos, foi celeiro destinado a recolher e guardar foros de terras da freguesia e ainda lagar com prensa de madeira.
Esta é uma iniciativa da ADRIMAG, com a marca turística Montanhas Mágicas, atribuída ao território enquadrado pelas serras de Montemuro, Arada e Gralheira, em parceria com os municípios de Arouca, Castelo de Paiva, Castro Daire, Cinfães, São Pedro do Sul, Sever do Vouga e Vale de Cambra.
O “Pés na Serra” é um festival de base comunitária que conta com iniciativas relacionadas com a música, caminhadas e passeios fotográficos nos municípios que pertencem às Montanhas Mágicas, oficinas de artesanato e tradições; danças do mundo; mercados de produtos locais e biológicos, vintage e segunda mão; land art, oficinas de cerâmica e macramé; yoga, meditação e jiu jitsu ao ar livre; sessões de desenvolvimento pessoal; bailes tradicionais e a música de Celina da Piedade, Márcia e Tó Trips.