Facebook Instagram YouTube
    Facebook Instagram YouTube
    Voz de CambraVoz de Cambra
    Newsletter Assine já! Entrar
    • Reportagem
    • Entrevista
    • Foco
    • Atual
    • Desporto
    • Crónica
    • Exclusivo
    • Podcast
    • Publicidade
    • Voz de Cambra
    • Região
    Voz de CambraVoz de Cambra
    Atual

    Martins & Rebello reabre portas para espetáculo teatral sobre inclusão da comunidade migrante

    Cristina Maria SantosBy Cristina Maria SantosSetembro 30, 2025Updated:Setembro 30, 2025Sem comentários4 Mins Read

    Depois de “A Fábrica – Memórias e Sonhos”, apresentado em 2022 – que mobilizou quatro centenas de figurantes e milhares de espectadores em torno da memória industrial e coletiva da antiga fábrica Martins & Rebello – o Teatro do Bolhão regressa com a estreia de “Palcos do Mundo – Fábrica”. O evento vai acontecer nos dias 26 e 27 de setembro e pretende abordado o tema da inclusão da comunidade migrante na região.  

    Cristina Maria Santos 

    Cerca de duas centenas de pessoas vão participar num espetáculo sobre solidariedade e inclusão, naquela que foi primeira fábrica de laticínios do país. 

    É através de laboratórios artísticos, que o projeto “Nós – Palcos do Mundo” pretende promover o encontro entre culturas e a integração nas comunidades de acolhimento. 

    O espetáculo “Palcos do Mundo – Fábrica” é promovido pela ADRIMAG em parceria com o Teatro do Bolhão e os municípios de Arouca, Castelo de Paiva e Vale de Cambra, num projeto financiado pela Portugal Inovação Social.  

    Segundo nota de imprensa, o evento reflete sobre “as caminhadas de mulheres, homens e crianças que procuram um lugar para viver, sonhar e reconstruir a vida, inspirado pela frase do Papa Francisco “Somos todos imigrantes. Ninguém tem morada fixa nesta terra”. 

    “Mais do que um retrato da fuga à miséria, ao medo e à guerra, é um elogio à esperança, à solidariedade e à capacidade de comunidades como Vale de Cambra se abrirem ao mundo e acolherem o outro. Aqui, não há “nós e os outros”: há uma só comunidade de caminhantes, feita de diferentes histórias que constroem um mesmo futuro”, revela o documento. 

    Em declarações ao Voz de Cambra, a vereadora da Cultura, Mónica Seixas, disse tratar-se de um evento que visa a integração das comunidades migrantes por via das artes performativas. 

    “A arte é uma linguagem universal e tem o poder de unir povos e culturas. O espetáculo será uma mostra disso mesmo, uma vez que vão estar a participar comunidade local, associações e migrantes”, adiantou. 

    As portas abrem às 18h30, e aqui será possível saborear a gastronomia de diferentes lugares do mundo. Às 21h30, o espetáculo ganha forma com a participação de cerca de 200 pessoas, entre pessoas da comunidade, associações e grupos locais, num gesto de criação conjunta que dá corpo ao “espírito de solidariedade e inclusão”. 

    “A emblemática fábrica Martins&Rebello será palco de mais um espetáculo cultural de grande qualidade artística e que será certamente memorável”, frisou a vereadora.

    A entrada é gratuita, mediante levantamento de bilhete na bilheteira do CAE Vale de Cambra (máximo de 2 bilhetes por pessoa), disponível a partir de hoje, 17 de setembro. A bilheteira funciona de quarta a sexta-feira, das 13h00 às 19h00, e ao sábado, das 10h00 às 13h00.

    Depois de “A Fábrica – Memórias e Sonhos”, apresentado em 2022 – que mobilizou centenas de pessoas em torno da memória industrial e coletiva e milhares de espectadores – o Teatro do Bolhão regressa à antiga fábrica Martins & Rebello, agora com dois dias de espetáculos. 

    “Trata-se de dar oportunidade a mais pessoas de assistirem”, explicou Mónica Seixas. 


    Em 2022 Martins & Rebello recebeu “A Fábrica – Memórias e Sonhos”

    Em 2022, o espetáculo evocou momentos históricos fundamentais da identidade cultural da Martins & Rebello, primeira fábrica de laticínios do país, indústria base da maior parte do tecido empresarial que, até hoje, se foi estabelecendo em Vale de Cambra. 

    A iniciava contou com a participação de centenas de figurantes, muitos deles faziam parte de associações e particulares do concelho de Vale de Cambra. 

    O espetáculo contou ainda com oito stands com produtos locais, como o vinho, mel, broa, rojões e o queijo Martins & Rebello.   

    Hoje, Martins & Rebello é uma marca centenária. A família Rebello, fundadora da Indulac Industrias Lácteas SA, representa a 4ª geração do negócio e assegura a continuidade da sua história, essência e tradição, na produção dos seus produtos.

    As instalações da antiga fábrica vão ser adquiridas pela Câmara de Vale de Cambra, com o objetivo, entre outros, de ali criar um museu nacional dos laticínios. 

    Share and Enjoy !

    Shares
    Martins. & Rebello

    Veja também

    Colaboradores da INOCAMBRA tornam-se acionistas da empresa 

    Outubro 26, 2025

    Rua do Mártir volta a receber noite de Halloween com animação e gastronomia

    Outubro 22, 2025

    “Uma das melhores do mundo” – a castanha volta a ser rainha na Feira de S. Pedro de Castelões

    Outubro 21, 2025

    Leave A Reply Cancel Reply

    Tem de iniciar a sessão para publicar um comentário.

    Facebook Instagram YouTube
    • Política de privacidade
    • Ficha técnica
    © 2025 ThemeSphere. Designed by ThemeSphere.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.

    Share

    Blogger
    Bluesky
    Delicious
    Digg
    Email
    Facebook
    Facebook messenger
    Flipboard
    Google
    Hacker News
    Line
    LinkedIn
    Mastodon
    Mix
    Odnoklassniki
    PDF
    Pinterest
    Pocket
    Print
    Reddit
    Renren
    Short link
    SMS
    Skype
    Telegram
    Tumblr
    Twitter
    VKontakte
    wechat
    Weibo
    WhatsApp
    X
    Xing
    Yahoo! Mail

    Copy short link

    Copy link