A cedência do piso 1 do Centro de Artes e Espetáculos (CAE) de Vale de Cambra à Academia de Música vai vigorar a partir da entrada em funcionamento do edifício do “antigo cinema”, ainda em restauração. O acordo tem como objetivo proporcionar melhores condições de ensino e aprendizagem à escola de música.
Cristina Maria Santos
A Câmara de Vale de Cambra decidiu ceder o piso 1 do edifício do Centro de Artes e Espetáculos, para o funcionamento da escola de música de Vale de Cambra.
A Academia de Música de Vale de Cambra passará a contar com 11 salas preparadas para ensino, arrecadação, incluindo ainda espaço para reuniões e serviços administrativos.
A Academia de Música encontra-se na Quinta do Ribeiro, em S. Pedro de Castelões, num edifício que serviu sempre de instalações provisórias e que há muito se encontra degradado e com falta de condições de ensino e aprendizagem.
Há vários anos que a direção da Cooperativa Academia de Música de Vale de Cambra anseia por novas instalações face ao aumento do número de alunos e por implementar um curso complementar, afim de permitir a continuidade de estudos aos alunos, evitando que, muitos deles, se vejam forçados a frequentar instituições fora do concelho.
A Academia de Música de Vale de Cambra nasceu em 1987 por iniciativa da Câmara Municipal de Vale de Cambra, num concelho em que as atividades culturais e interesse da população se centravam maioritariamente no âmbito musical.
Dois anos depois, surge a Cooperativa Academia de Música CRL e, mais tarde, foram integrados nesta cooperativa, o Orfeão de Vale de Cambra e posteriormente o Instituto de Línguas.
Trata-se de uma escola reconhecida pelo Ministério da Educação, que lhe dotou o paralelismo pedagógico e conta com profissionais qualificados, de reconhecido mérito e tem revelado potencialidades e talentos.
Atualmente, ministra cursos básicos de: Piano, Percussão, Órgão, Acordeão, Guitarra, Violino, Viola D’arco, Flauta Transversal, Clarinete, Trompete, Trompa, Trombone e Tuba, embora seja sua intenção alargar o leque dos cursos ministrados.
A Academia de Música integra-se na Cooperativa Academia de Música, C.R.L., juntamente com outras valências, nomeadamente, o Instituto de Línguas e o Orfeão de Vale de Cambra.
A escola de música é considerada uma mais valia cultural para aqueles que querem fazer da música uma profissão.
O protocolo foi aprovado em reunião de Câmara e estabelecido com a Cooperativa Academia de Música CRL em dezembro do ano passado, na presença do presidente da Câmara, José Pinheiro e da direcção da Academia de Música, representada por Silvina Pissarra, Joaquim Soares de Bastos e João Carlos Pinho.
A cedência do espaço deverá acontecer quando o CAE entrar em funcionamento, o que poderá vir a acontecer no inicio deste ano, segundo informação do presidente da Câmara, ao Voz de Cambra, no final do ano de 2024.
O acordo foi assinado entre o Presidente da Câmara, José Pinheiro e a Direcção da Academia de Música, representada por Silvina Pissarra, Joaquim Soares de Bastos e João Carlos Pinho.
A recuperação do “antigo cinema”, inaugurado em 1970 e adquirido pela autarquia em 2016, é uma obra financiada em 85% com verbas do Programa Operacional Norte. O espaço está dividido em três pisos, tem cerca de mil metros quadrados, capacidade para 500 espectadores e contemplará ainda um café concerto, áreas dedicadas à formação artística e uma galeria para exposições temporárias.

