Facebook Instagram YouTube
    Facebook Instagram YouTube
    Voz de CambraVoz de Cambra
    Newsletter Assine já! Entrar
    • Reportagem
    • Entrevista
    • Foco
    • Atual
    • Desporto
    • Crónica
    • Exclusivo
    • Podcast
    • Publicidade
    • Voz de Cambra
    • Região
    Voz de CambraVoz de Cambra
    Atual Autarquicas 2021

    Captação de investimento e fixação de população são prioridades da candidatura apoiada pelo PS a Vale de Cambra

    Cristina Maria SantosBy Cristina Maria SantosSetembro 15, 2021Updated:Setembro 15, 2021Sem comentários4 Mins Read

    A atração e fixação de população, captação de novos investimentos e melhoria das condições de saúde em Vale de Cambra, são algumas das prioridades para a candidatura independente “Todos por Vale de Cambra”, apoiada pelo PS.  

    O partido reúne, em quatro eixos, “que se complementam”, um plano estratégico para o concelho: educação, cultura e criatividade; ambiente, saúde, desporto e bem-estar; empreendedorismo, competitividade, inovação e turismo; e habitação, demografia, espaços públicos e infraestruturas.  

    Tiago Fernandes, candidato à Câmara de Vale de Cambra, apresentou, esta terça-feira, a equipa que leva às eleições de 26 de setembro, com o mote “Todos por Vale de Cambra”. O candidato garantiu vai aproveitar os fundos comunitários e o Plano de Recuperação e Resiliência e colocar o concelho na “rota do futuro e posicioná-lo no panorama nacional”. 

    Lembrado que o concelho perdeu 6,9% da população nos últimos 10 anos, a  candidatura apresentou medidas para captação e fixação de população nos próximos anos. O aumento da competitividade do mercado da habitação face aos concelhos vizinhos foi uma das apontadas.  

    A captação de investimentos para Vale de Cambra foi também uma das medidas anunciadas, entre elas, criar uma estrutura de promoção de talento, de condições de produção e distribuição para produtores locais e expansão das zonas industriais a custo controlado. Criar um museu da indústria e fomentar o turismo industrial fazem parte de uma das estratégias para o turismo. 

    A educação e a cultura estão em destaque no programa eleitoral da candidatura. Quanto à educação, a ideia passa por combater o abandono escolar e a violência e descriminação, mas também promover a diversificação pedagógica. No que diz respeito à cultura, o plano é elaborar uma política cultural municipal que também “funcionará como fator de atração turística. 

    A elaboração de uma estratégia municipal de saúde faz também parte desta candidatura, que, entre outras medidas, pretende implementar um Posto Avançado de Socorro para as freguesias de Arões, Junqueira e Cepelos, criar o conselho municipal de saúde e apoiar os mais desfavorecidos através de “uma intervenção ajustada à realidade de todo o território”.

    Também no domínio da educação e saúde, a candidatura pretende aceitar e implementar a transferência de competências nestas áreas, referindo que esta é uma situação que “tem vindo a ser adiada desde 2019, sendo uma oportunidade que o concelho tem que aproveitar”, refere.

    No ambiente, a limpeza das praias fluviais, a qualidade da água e a preservação da floresta estão entre as prioridades da candidatura. E, no desporto, o partido quer implementar uma incubadora de iniciativas desportivas, como iiD e ainda criar um complexo desportivo da raquete. 

    Estas e outras medidas foram apresentadas pelos candidatos à Câmara de Vale de Cambra, Tiago Fernandes, Rita Leite, João Marques, Ana Isabel Vilar, João Tavares, Paulo Vide Barbosa e Gabriela Pinho. 

    Constança Bento, mandatária para a juventude deixou algumas ideias como: a criação de um departamento de intervenção de jovens para espaço de debate e criação de soluções para as políticas de juventude de Vale de Cambra e dinamização de atividades culturais, desportivas, ambientais e digitais abertas à comunidade.

    O mandatário, Rui Leite, disse, na sua intervenção, que apoiava esta candidatura por ter “uma visão estruturada e ser a que melhor serve a nossa terra”, referiu, mas também porque considera que esta “vai inverter o êxodo de empresas que, pela impossibilidade de se expandirem em Vale de Cambra, se deslocam para os concelhos vizinhos”. 

    O candidato à Assembleia Municipal, Jorge Pinho sublinhou, na sua intervenção, que queria devolver o progresso e a inovação a Vale de Cambra. 

    Esta cerimónia decorreu no Centro Cultural, em Macieira de Cambra, com sala cheia e serviu ainda para apresentar os candidatos às juntas de freguesia: União de Freguesias de Vila Chã, Codal e Vila Cova de Perrinho (Ricardo Fortuna), S. Pedro de Castelões (Nuno Bastos), Macieira de Cambra (Vitor Tavares), Cepelos (Ana Maria Silva) e o apoio aos movimentos: “Unidos por Arões” e “Movimento amigos de Junqueira”. 

    Share and Enjoy !

    Shares
    Autarquicas 2021 PS Todos por Vale de Cambra

    Veja também

    Colaboradores da INOCAMBRA tornam-se acionistas da empresa 

    Outubro 26, 2025

    Rua do Mártir volta a receber noite de Halloween com animação e gastronomia

    Outubro 22, 2025

    “Uma das melhores do mundo” – a castanha volta a ser rainha na Feira de S. Pedro de Castelões

    Outubro 21, 2025

    Leave A Reply Cancel Reply

    Tem de iniciar a sessão para publicar um comentário.

    Facebook Instagram YouTube
    • Política de privacidade
    • Ficha técnica
    © 2025 ThemeSphere. Designed by ThemeSphere.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.

    Share

    Blogger
    Bluesky
    Delicious
    Digg
    Email
    Facebook
    Facebook messenger
    Flipboard
    Google
    Hacker News
    Line
    LinkedIn
    Mastodon
    Mix
    Odnoklassniki
    PDF
    Pinterest
    Pocket
    Print
    Reddit
    Renren
    Short link
    SMS
    Skype
    Telegram
    Tumblr
    Twitter
    VKontakte
    wechat
    Weibo
    WhatsApp
    X
    Xing
    Yahoo! Mail

    Copy short link

    Copy link