• VALE A PENA
    • Opinião
    • Agenda
    • Publicações
    • —-
    • Utilizador
    Facebook Instagram YouTube
    Facebook Instagram YouTube
    Voz de CambraVoz de Cambra
    Newsletter Assine já! Entrar
    • Reportagem
    • Entrevista
    • Foco
    • Atual
    • Desporto
    • Crónica
    • Exclusivo
    • Podcast
    • Publicidade
    • Voz de Cambra
    • Região
    Voz de CambraVoz de Cambra
    Publi reportagem Publicidade

    Teste ao usado

    Voz CambraBy Voz de CambraDezembro 30, 2021Updated:Dezembro 30, 2021Sem comentários4 Mins Read

    SEAT Ibiza SC 1.4 TDi FR

    Com apenas 56.000 quilómetros percorridos, este Ibiza Sport Coupe encontra-se ainda no seu início de vida. Com pouco mais de cinco anos desde que foi matriculado, esta unidade da quarta geração, cedida pela Emac Ocasião, continua a ser um dos modelos do segmento B mais divertidos de conduzir. 

    Com matrícula de setembro de 2016, o Seat Ibiza SC 1.4 TDi FR que trazemos para esta primeira edição do teste ao usado conta com cerca de 56.000 quilómetros percorridos e está num estado de conservação muito semelhante ao original. Entre os principais pontos de destaque deste utilitário com “pinta de desportivo”, nota para: os bancos desportivos, o teto de abrir, o sistema de infotenimento com ecrã tátil, a disponibilidade do motor e os consumos reduzidos. 

    VISUAL CUIDADO E DESPORTIVO

    A pintura está como nova e o estado de conservação dos painéis da carroçaria e para-choques é irrepreensível. Também sem qualquer risco estão jantes de 17 polegadas e design desportivo, já os pneus (215/40/R17) tem cerca de 2/3 do piso. 

    No habitáculo a maioria dos componentes mantém ainda o estado de conservação original, apenas o volante, o banco do condutor e a manete da caixa de velocidades estão com um aspeto um pouco mais polido do uso. Os revestimentos do tablier e dos painéis das portas estão impecáveis e os ruídos parasitas são quase impercetíveis. A ventilação que conta com ar condicionado está a funcionar a 100% e aquece ou refresca o habitáculo do Ibiza rapidamente. 

    No painel de instrumentos a informação mantêm-se precisa e o sistema de infotenimento está completamente operacional. Ainda que seja de 2016 este Ibiza Sport Coupe FR já conta com um ecrã táctil de 8 polegadas. O sistema é de fácil manuseamento e intuitivo, tem gráficos razoáveis (tendo em conta a evolução dos últimos anos) assim como um processamento rápido. Conta também com Android Auto, Apple Car Play e Mirrorlink, ou seja, permite ligar o telemóvel e todas as suas funções (incluindo Google Maps) ao carro. 

    Com uma carroçaria de 3 portas é natural que o espaço para pessoas adultas no banco traseiro não seja muito abundante ainda que a acessibilidade seja boa. Em relação à bagagem temos ao nosso dispor 284 litros, se rebatermos os assentos a capacidade sobe para 847 litros. Sendo um carro usado importa referir que a alcatifa da mala está como nova, sem qualquer mancha ou rasgo. 

    Sendo esta a versão FR conseguimos ter uma posição de condução desportiva e os “baquets” oferecem muito bom apoio e são confortáveis. O volante tem excelente tato, principalmente nesta versão FR onde se apresenta recortado em baixo (com o logo FR) e muito desportivo.

    No capítulo da segurança, a quarta geração do Ibiza obteve 5 estrelas nos testes EuroNcap realizados aquando do seu lançamento.

    MOTOR EM FORMA

    A motorização de três cilindros com 1.4 litros de cilindrada revelou estar em excelente forma. Sem qualquer ruído ou vibração “anormal” este bloco 1.4 TDi com 105 cv de potência continua a ser um dos mais fiáveis e económicos que o grupo VW já construiu, e neste caso em particular encaixa que nem uma “luva” no Ibiza SC. Segundo os dados oficiais da marca, o Ibiza SC 1.4 TDi atinge uma velocidade máxima de 192 Km/h e acelera dos 0 ao 100 Km/h em 9,9 segundos. 

    Com um binário de 230 Nm disponível desde as 1750 rpm o utilitário espanhol mostrou um andamento deveras interessante para a cubicagem do motor, mesmo com três pessoas a bordo e alguma carga na mala. Acima das 2000 rpm tanto as ultrapassagens como as recuperações fazem-se com facilidade e sem necessidade de recorrer constantemente à bem escalonada caixa de cinco velocidades. 

    Quanto ao consumo de combustível, não se revelou um carro caro de manter, os consumos são muito baixos, consegue-se rodar facilmente entre os 4,7 e os 5,2 por cada 100 quilómetros percorridos.

    Em suma, este motor 1.4 TDi de 105 cv, e o nível de equipamento FR, são uma ótima combinação para quem procura um utilitário dinâmico, com um design jovem, desportivo e baixos custos de utilização.

    A unidade que tivemos oportunidade de conduzir está disponível na Emac Ocasião (junto à Garagem de Arrifana) por 16.450 euros. A garantia é de 24 meses. 


    Todas as informações sobre este Seat Ibiza SC 1.4 TDi FR podem ser vistas aqui. 

    Partilhar

    Veja também

    “LA-FITNESS” – Novo estúdio chega a Vale de Cambra com instalações de excelência e serviço diferenciador

    Outubro 1, 2025

    McDonald’s abre restaurante em Oliveira de Azeméis com as mais recentes tecnologias e cria 50 postos de trabalho

    Setembro 3, 2025

    ERSUC reconhecida com Prémio de Mérito Empresarial

    Julho 3, 2025

    Leave A Reply Cancel Reply

    Tem de iniciar a sessão para publicar um comentário.

    Artigos recentes
    • Vale de Cambra vai a votos no domingo. O que pode mudar com as eleições autárquicas?
    • Vereador do PSD, Frederico Martins despede-se com balanço de mandato e apelo à união em prol de Vale de Cambra
    • Hugo tem seis anos e precisa de um dador de medula óssea. Vale de Cambra junta-se à causa e organiza colheita de sangue a 12 e 21 de outubro
    • AUTÁRQUICAS. André Ventura: “Era importante que tivéssemos uma grande vitória em Vale de Cambra e em todo o distrito”
    • AUTÁRQUICAS. Paulo Portas: “Vale de Cambra é um exemplo de boa gestão e gente qualificada”
    Outubro 2025
    S T Q Q S S D
     12345
    6789101112
    13141516171819
    20212223242526
    2728293031  
    « Set    
    Edições
    Capa da Edição 1070
    Edição 1070
    Em palavras
    32.º Aniversário de elevação a Cidade e Vilas 50 anos Voz de Cambra Agenda Atual Autarquicas 2021 AUTARQUICAS 2025 AUTÁRQUICAS 2025 Covid-19 Crónica Desporto Destaque Entrevista Exclusivo Foco Legislativas 2024 Legislativas 2025 Na Cadeira da Presidência O Orbitário Opinião PUBLICAÇÕES Publicações Publicidade Publi reportagem Região Reportagem Secções Sever do Vouga VALE A PENA
    Arquivo
    • Outubro 2025 (11)
    • Setembro 2025 (17)
    • Agosto 2025 (11)
    • Julho 2025 (17)
    • Junho 2025 (17)
    • Maio 2025 (23)
    • Abril 2025 (22)
    • Março 2025 (8)
    • Fevereiro 2025 (10)
    • Janeiro 2025 (16)
    • Dezembro 2024 (13)
    • Novembro 2024 (13)
    • Outubro 2024 (13)
    • Setembro 2024 (20)
    • Agosto 2024 (12)
    • Julho 2024 (15)
    • Junho 2024 (22)
    • Maio 2024 (17)
    • Abril 2024 (20)
    • Março 2024 (21)
    • Fevereiro 2024 (17)
    • Janeiro 2024 (11)
    • Dezembro 2023 (4)
    • Novembro 2023 (14)
    • Outubro 2023 (18)
    • Setembro 2023 (20)
    • Agosto 2023 (7)
    • Julho 2023 (20)
    • Junho 2023 (24)
    • Maio 2023 (32)
    • Abril 2023 (31)
    • Março 2023 (27)
    • Fevereiro 2023 (14)
    • Janeiro 2023 (25)
    • Dezembro 2022 (17)
    • Novembro 2022 (16)
    • Outubro 2022 (16)
    • Setembro 2022 (19)
    • Agosto 2022 (17)
    • Julho 2022 (22)
    • Junho 2022 (27)
    • Maio 2022 (24)
    • Abril 2022 (20)
    • Março 2022 (22)
    • Fevereiro 2022 (21)
    • Janeiro 2022 (27)
    • Dezembro 2021 (24)
    • Novembro 2021 (26)
    • Outubro 2021 (19)
    • Setembro 2021 (28)
    • Agosto 2021 (32)
    • Julho 2021 (31)
    • Junho 2021 (32)
    • Maio 2021 (29)
    • Abril 2021 (32)
    • Março 2021 (32)
    • Fevereiro 2021 (15)
    • Janeiro 2021 (40)
    • Dezembro 2020 (16)
    • Novembro 2020 (36)
    • Outubro 2020 (24)
    • Setembro 2020 (26)
    • Agosto 2020 (24)
    • Julho 2020 (17)
    • Junho 2020 (13)
    • Maio 2020 (33)
    • Abril 2020 (50)
    • Março 2020 (2)
    Facebook Instagram YouTube
    • Política de privacidade
    • Ficha técnica
    © 2025 ThemeSphere. Designed by ThemeSphere.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.

    Go to mobile version