Com apenas 56.000 quilómetros percorridos, este Ibiza Sport Coupe encontra-se ainda no seu início de vida. Com pouco mais de cinco anos desde que foi matriculado, esta unidade da quarta geração, cedida pela Emac Ocasião, continua a ser um dos modelos do segmento B mais divertidos de conduzir.
Com matrícula de setembro de 2016, o Seat Ibiza SC 1.4 TDi FR que trazemos para esta primeira edição do teste ao usado conta com cerca de 56.000 quilómetros percorridos e está num estado de conservação muito semelhante ao original. Entre os principais pontos de destaque deste utilitário com “pinta de desportivo”, nota para: os bancos desportivos, o teto de abrir, o sistema de infotenimento com ecrã tátil, a disponibilidade do motor e os consumos reduzidos.
VISUAL CUIDADO E DESPORTIVO
A pintura está como nova e o estado de conservação dos painéis da carroçaria e para-choques é irrepreensível. Também sem qualquer risco estão jantes de 17 polegadas e design desportivo, já os pneus (215/40/R17) tem cerca de 2/3 do piso.
No habitáculo a maioria dos componentes mantém ainda o estado de conservação original, apenas o volante, o banco do condutor e a manete da caixa de velocidades estão com um aspeto um pouco mais polido do uso. Os revestimentos do tablier e dos painéis das portas estão impecáveis e os ruídos parasitas são quase impercetíveis. A ventilação que conta com ar condicionado está a funcionar a 100% e aquece ou refresca o habitáculo do Ibiza rapidamente.
No painel de instrumentos a informação mantêm-se precisa e o sistema de infotenimento está completamente operacional. Ainda que seja de 2016 este Ibiza Sport Coupe FR já conta com um ecrã táctil de 8 polegadas. O sistema é de fácil manuseamento e intuitivo, tem gráficos razoáveis (tendo em conta a evolução dos últimos anos) assim como um processamento rápido. Conta também com Android Auto, Apple Car Play e Mirrorlink, ou seja, permite ligar o telemóvel e todas as suas funções (incluindo Google Maps) ao carro.
Com uma carroçaria de 3 portas é natural que o espaço para pessoas adultas no banco traseiro não seja muito abundante ainda que a acessibilidade seja boa. Em relação à bagagem temos ao nosso dispor 284 litros, se rebatermos os assentos a capacidade sobe para 847 litros. Sendo um carro usado importa referir que a alcatifa da mala está como nova, sem qualquer mancha ou rasgo.
Sendo esta a versão FR conseguimos ter uma posição de condução desportiva e os “baquets” oferecem muito bom apoio e são confortáveis. O volante tem excelente tato, principalmente nesta versão FR onde se apresenta recortado em baixo (com o logo FR) e muito desportivo.
No capítulo da segurança, a quarta geração do Ibiza obteve 5 estrelas nos testes EuroNcap realizados aquando do seu lançamento.
MOTOR EM FORMA
A motorização de três cilindros com 1.4 litros de cilindrada revelou estar em excelente forma. Sem qualquer ruído ou vibração “anormal” este bloco 1.4 TDi com 105 cv de potência continua a ser um dos mais fiáveis e económicos que o grupo VW já construiu, e neste caso em particular encaixa que nem uma “luva” no Ibiza SC. Segundo os dados oficiais da marca, o Ibiza SC 1.4 TDi atinge uma velocidade máxima de 192 Km/h e acelera dos 0 ao 100 Km/h em 9,9 segundos.
Com um binário de 230 Nm disponível desde as 1750 rpm o utilitário espanhol mostrou um andamento deveras interessante para a cubicagem do motor, mesmo com três pessoas a bordo e alguma carga na mala. Acima das 2000 rpm tanto as ultrapassagens como as recuperações fazem-se com facilidade e sem necessidade de recorrer constantemente à bem escalonada caixa de cinco velocidades.
Quanto ao consumo de combustível, não se revelou um carro caro de manter, os consumos são muito baixos, consegue-se rodar facilmente entre os 4,7 e os 5,2 por cada 100 quilómetros percorridos.
Em suma, este motor 1.4 TDi de 105 cv, e o nível de equipamento FR, são uma ótima combinação para quem procura um utilitário dinâmico, com um design jovem, desportivo e baixos custos de utilização.
A unidade que tivemos oportunidade de conduzir está disponível na Emac Ocasião (junto à Garagem de Arrifana) por 16.450 euros. A garantia é de 24 meses.
Todas as informações sobre este Seat Ibiza SC 1.4 TDi FR podem ser vistas aqui.