O último projeto apoiado pelo ‘Portugal 2020’, liderado pela AECOA, chega ao fim a 30 deste mês. A apresentação dos resultados está agendada para 27 de junho, 19h00, no Restaurante Giratório (Hotel Dighton), em Oliveira de Azeméis. Trata-se do programa ‘Sistemas Avançados de Produção 4.0’, que acabou por ficar como ‘SAP 4.0’.
Após cerca de dois anos de execução, durante os quais foram organizadas diversas ações, o projeto “Caraterização AS-IS e desenho de roadmap estratégico no âmbito dos Sistemas Avançados de Produção” (SAP 4.0) chega ao fim. A Associação Empresarial do Concelho de Oliveira de Azeméis (AECOA) foi a entidade líder, enquanto a sua congénere de Santa Maria da Feira (AEF) a sua parceira nesta ‘tournée’ pelo universo ainda (um tanto ou quanto) desconhecido da 4.ª revolução industrial na região do Entre Douro e Vouga.
Tendo em conta a especificidade e o elevado know-how tecnológico exigido para o bom desempenho e alta performance que os promotores alvitravam para este excelente desfecho, em boa hora procuraram o Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC) para lhes dar ‘uma mãozinha’. Uma ‘mãozinha’, que se estendeu ao ‘braço’ e a muitos outros ‘membros’. Efetivamente, importa reconhecer o papel essencial e marcante que este Instituto de Engenharia desempenhou, com a respetiva equipa a entregar-se ao projeto de ‘corpo inteiro’.
EDV (ainda) longe do topo da Digitalização
De forma muito sintética, podemos adiantar que o ‘SAP 4.0’ surgiu, em sede de candidatura, com o objetivo de caraterizar e qualificar a maturidade digital do conjunto de empresas dos setores que se dedicam à Fabricação de Produtos Metálicos, Máquinas para a Indústria e Equipamentos e Acessórios para a Indústria Automóvel, tendo como área geográfica alvo os concelhos do Entre Douro e Vouga (EDV) – Oliveira de Azeméis, Santa Maria da Feira, Vale de Cambra, Arouca e S. João da Madeira.
A ‘partida’ foi dada com a caraterização e qualificação da maturidade digital desta fileira no EDV e a ‘chegada’ permitiu o alinhamento e a definição de um Plano Estratégico Tecnológico (‘Roadmap i4.0’). Esta ferramenta possibilita apoiar e guiar as empresas de forma a terem em conta o seu ‘estadio’ em termos de i4.0 e a conhecerem quais os passos a dar para atingirem os patamares seguintes rumo à vanguarda tecnológica e aos métodos disruptivos que o mundo industrial/ empresarial cada vez mais integra e exige. Uma caminhada que deve ser rápida, sim, mas sem atropelos nem saltos entre etapas, pois todas são necessárias para uma evolução industrial com os ‘pés bem assentes no chão’.
Se os traços gerais são basicamente estes, na terça-feira, 27 de junho, mais pormenores serão avançados no encontro marcado para o Restaurante Giratório (Hotel Dighton).Todos os Associados da AECOA estão convidados, bem como demais empresários interessados em participar. A entrada é grátis, mas sujeita a inscrição, que pode ser feita ONLINE, por email celia.sousa@aecoa.pt ou por telefone: 256 668 823/4.
O projeto “Caraterização AS-IS e desenho de roadmap estratégico no âmbito dos Sistemas Avançados de Produção (SAP 4.0)” é financiado pelo ‘Portugal 2020’, no âmbito do Programa Operacional Regional do Norte, no montante de 411.022,67 euros, dos quais 349.369,27 euros são provenientes do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER). A entidade líder do projeto é a Associação Empresarial do Concelho de Oliveira de Azeméis (AECOA), tem como copromotor a sua congénere de Santa Maria da Feira e parceiro tecnológico o INESC TEC.