Foi em ambiente festivo que a Chatron Lda., assinalou, a 20 de outubro, o seu 25.º aniversário. A empresa, fabricante de Tubos Solares, está instalada na Zona Industrial do Rossio, em Vale de Cambra e tem apostado na inovação e desenvolvimento de novos produtos, exportando já para 30 países. Na cerimónia estiveram entidades públicas dos concelhos de Vale de Cambra e Arouca.
O percurso destes 25 anos de vida, foi explanado por Carlos Brandão, diretor executivo (CEO) da empresa, naquela que foi a cerimónia que serviu para assinalar as bodas de prata da Chatron, Lda.
Segundo Carlos Brandão, todas as fases por que passou a empresa, desde as dificuldades encontradas inicialmente, o seu crescimento, a mudança de instalações para a Zona Industrial do Rossio, até à aposta no “Solar” e nas “Soluções Eficientes dos Tubos Solares”, levaram a que esta se abrisse ao mundo.
Atualmente, a Chatron, Lda exporta mais de 50% da sua produção, para mais de 30 países.
“A partir de 2020, a empresa começou a crescer a dois dígitos devido à aposta na produção dos seus componentes, através de moldes de injeção para policarbonatos e para o aumento da capacidade de produção, reduzindo prazos de entrega e alargando as vendas a diversos outros países”, revelou o diretor.
A cerimónia contou com a realização de uma breve apresentação em filme, sobre a história dos últimos 25 anos da empresa, com a apresentação dos principais produtos atuais desenvolvidos e fabricados pela empresa, com a apresentação dos vários prémios de inovação ganhos pela empresa ao longo dos últimos anos e, pela partilha de vídeos de vários clientes internacionais da empresa com mensagens motivadoras da sua experiência com a Chatron.
O empresário aproveitou ainda para comentar a atualidade, revelando estar preocupado com as medidas mais recentes do Governo, nomeadamente com o próximo Orçamento de Estado.
“O aumento brutal dos impostos indiretos, de que o IUC é um exemplo, afetará mais uma vez os seus colaboradores e os colaboradores das empresas da região”, sublinhou.
Carlos Brandão mostrou-se preocupado com a falta de uma rede de transportes públicos adequada, que, segundo o mesmo, “torna o carro essencial para a maioria dos trabalhadores, que terão de pagar mais para se deslocarem para o trabalho”.
“Os níveis de impostos existentes espremem os colaboradores e deixam em dificuldade os empresários que pretendem ajudar e melhorar as condições salariais. Os impostos levam para o estado praticamente todos os remanescentes que as empresas pretendem dar, levando o trabalhador pouco mais para casa e aumentando de forma brutal a despesa para a empresa, sendo que muitas delas poderão não aguentar”, sublinhou ainda.
Presentes na cerimonia, estiveram os presidentes de Câmara de Vale de Cambra e de Arouca, José Pinheiro e Margarida Belém respetivamente, que enalteceram o trabalho desenvolvido por esta empresa, na aposta que tem feito na inovação e no desenvolvimento de novos produtos, que permitem que a Chatron Lda. esteja, atualmente, com um nível de crescimento e de exportação, tão importante para o País.
A Chatron Lda. tem ganho diversos prémios de inovação em Portugal e um pouco por toda a Europa e os seus produtos inovadores são referência nas suas áreas de aplicação.
A comemoração contou também com a presença de colaboradores e familiares diretos; o diretor geral da Fundação AEP; representantes de associações empresariais; representantes do meio académico e científico, com projetos conjuntos com a Chatron; consultores e outras entidades com ligação estreita com a empresa e terminou com um jantar festivo para todos os presentes, onde a animação não faltou. Foi também aqui apresentada toda a equipa Chatron.