Este ano, a Câmara de Vale de Cambra e junta de freguesia de S. Pedro de Castelões, atribuíram, gratuitamente, 612 castanheiros à população, para que esta os plante nos seus terrenos. A iniciativa dá continuidade ao Projeto de Promoção da Castanha e do Castanheiro, implementado em 2021. A entrega decorreu na abertura da 17.ª Feira da Castanha, esta sexta-feira, dia 3 de novembro.
Cristina Maria Santos
Os principais objetivos do projeto são: promover a arborização/rearborização com recurso a castanheiros (plantas sem enxerto); promover a enxertia da variedade Castelões; aumentar a área de souto na freguesia; e aumentar a produção anual de castanha.
No âmbito do Projeto de Promoção da Castanha e do Castanheiro – Projeto dos 1000 Castanheiros, a Câmara Municipal de Vale de Cambra e a Junta de Freguesia de S. Pedro de Castelões atribuíram, este ano, 612 castanheiros para plantação.
Desde particulares e associações do concelho de Vale de Cambra, candidataram-se à atribuição de castanheiros gratuitos várias pessoas que os receberam por ocasião da abertura da 17.ª Feira da Castanha de S. Pedro de Castelões.
A iniciativa visa promover e incentivar a Castanha e o Castanheiro, produto endógeno local, referiu o presidente da junta de freguesia de S. Pedro de Castelões, Sérgio Soares, na sessão de abertura do certame.
A Feira da Castanha está de volta à freguesia de Castelões para “incrementar a produção da Castanha em grande escala, incentivando a sua comercialização e promoção da plantação de Castanheiros”, disse Sérgio Soares. Segundo o presidente da junta, esta tem sido uma realidade cada vez maior, uma vez que, todos os anos, aumenta o número de pessoas interessadas nesta iniciativa.
Sérgio Soares aproveita para lançar o desafio à Câmara, para que continue a apoiar a realização da Feira da Castanha e da produção da castanha, lembrado o potencial deste produto endógeno e as tradições ligadas à sua história, que valorizam o produto gastronómico local, mas também outros, como o vinho verde de Vale de Cambra, presente, pela primeira vez, neste evento.
O presidente da Câmara de Vale de Cambra, José Pinheiro lembrou que a Autarquia reconhece a importância que a castanha e o castanheiro têm na freguesia e no concelho e que, por isso, apoia a concretização da anual Feira da Castanha, bem como a produção do castanheiro.
Nesta edição, a organização do evento entregou castanhas a todos os restaurantes do concelho, para estes oferecerem aos seus clientes.
Abel Soares, presidente da Assembleia de Freguesia da junta de S. Pedro de Castelões, também falou da importância de classificar a Castanha de Castelões, como uma nova variedade.
O presidente da Assembleia Municipal, Miguel Paiva, considerou que esta Feira, não só contribui para divulgar o potencial da castanha, como também “faz história”, com a sua promoção.
Do programa de três dias (3, 4 e 5 de novembro), fazem parte várias atividades, como o tradicional Magusto Infantil; o Baile do Ouriço, a Conferência Conferência “A castanha: desafios e oportunidades”, entre animação cultural, atividades desportivas e de lazer, gastronomia e expositores.
Programação
Dia 4 – SÁBADO
09:00 horas
– Feira da Castanha, com venda de tudo que é da nossa terra
– Trail e Caminhada da Castanha (Vale Correr)
Almoço e Jantar
– Por mãos habituadas ao que de melhor se faz nesta terra, temos “Castanha Caseira” nas Tasquinhas
14:30 horas
– Lenda das Baralhas de S. Pedro de Castelões (Vale Tesouros)
– Ateliê de Presépios em Feltro (Biblioteca Municipal de Vale de Cambra)
15:00 horas
– Conferência “A castanha: desafios e oportunidades”, no Salão Nobre da Junta de Freguesia
15:15 horas
– Gincana de Motorizadas (Gang das Motorizadas)
16:00 horas
– Banda Juvenil de Junqueira
19:45 horas
– Escola de Concertinas/Acordeão da Junta de Freguesia de S.Pedro de Castelões
20:30 horas
– Com passos Academia D’Artes
21:00 horas
– Companhia de Dança Jovem 2 Singular
22:00 horas
– Grupo Musical «Sons do Minho»
23:30 horas
– DJ’s Sílvio, Rebelo e Paixão “Baile Pimba Chic”
00.00 horas
– Fogo de Artifício
Dia 5 – DOMINGO
09:00 horas
– Feira da Castanha, com venda de tudo que é da nossa terra
– XXI Passeio BTT de S. Martinho (Intercaima Bike)
– Saída Micológica e Plantas Silvestres – Caminhada guiada pelo Eng. José Pais (CLDS Vale+Social)
10:00 horas
– 2º Encontro de Motorizadas e Motos (Gang das Motorizadas)
11:00 horas
– Showcooking por Laura Lopes – Intervalo Cafetaria (CLDS Vale+Social)
Almoço
– Por mãos habituadas ao que de melhor se faz nesta terra, temos “Castanha Caseira” nas Tasquinhas
14:00 horas
– Animação com a Fazenda dos Animais
14:30 horas
– Grupo Cénico da APDC – Teatro de Rua
15:00 horas
– Animação com Grupo Folclórico e Etnográfico de São Pedro de Castelões
– Oficina/Workshop – «Desenho Biológico: A castanha e ciclo de vida»
17:00 horas
– Encerramento simbólico da Feira da Castanha, com a entrega do ouriço.