O projeto “Ligue antes, salve vidas” entra em vigor esta terça-feira, dia 5 de março, nos Serviços de Urgência de Arouca, Oliveira de Azeméis, Santa Maria da Feira e São João da Madeira da Unidade Local de Saúde de Entre Douro e Vouga. A iniciativa, que foi implementada em 2023, chega agora sos serviços de urgência da região e pretende dar resposta aos problemas da população, propondo aos utentes a utilização da linha telefónica SNS 24.
Cristina Maria Santos
Este projeto pretende garantir que nenhum utente se dirija aos serviços de Urgência de Arouca, Oliveira de Azeméis, Santa Maria da Feira e São João da Madeira da Unidade Local de Saúde de Entre Douro e Vouga, sem que antes entre em contacto com a linha SNS24 através do n.º 808 24 24 24, assim obtendo a adequada referenciação.
“Esta mudança permite melhorar o atendimento dos utentes da nossa região, através de orientação de acordo com a sua situação clínica, bem como garantir o rápido atendimento no Serviço de Urgência ou o agendamento de uma consulta nos Cuidados de Saúde Primários para o próprio dia ou para o dia seguinte”, revela a Unidade em nota de imprensa ao Voz de Cambra.
Segundo a Unidade – que é composta e abrange os utentes de vários concelhos da região, incluindo os de Vale de Cambra – os utentes podem, agora, evitar as filas e as esperas na urgência ou aguardar no conforto da sua casa até à hora da consulta agendada pela Linha SNS 24, e evitando deslocações desnecessárias aos Serviços de Saúde.
Esta medida vai permitir, ainda, que os Serviços de Urgência fiquem mais disponíveis para as situações mais graves, “melhorando o seu atendimento e reduzindo os tempos de espera”, sublinha o documento.
O projeto “Ligue antes, salve vidas” foi implementado em maio de 2023 no Centro Hospitalar da Póvoa de Varzim/Vila do Conde pela direção executiva do Serviço Nacional de Saúde para retirar das urgências casos menos graves, encaminhando-os para os centros de saúde. A segunda fase do projeto piloto entrou em vigor em janeiro, tendo definido que o atendimento nas urgências tem de ser sempre precedido pela referenciação através da linha SNS 24, CODU/INEM, cuidados de saúde primários, médicos ou outra instituição de saúde.
“A redução da utilização inapropriada ou evitável dos serviços de urgência do Serviço Nacional de Saúde é fundamental e uma medida de eficiência e melhoria da qualidade na prestação de cuidados, uma vez que permite, por um lado, minimizar as situações de excesso de procura, reservando-os para as situações mais graves e, por outro lado, é mais eficiente e segura para o utente com doença aguda de menor gravidade, oferecendo uma resposta no local certo, nomeadamente na equipa de saúde familiar”, reforça o comunicado.
A Unidade lembra ainda que a implementação de estratégias tendentes à diminuição das urgências evitáveis implica, necessariamente, o reforço da implementação e divulgação dos mecanismos que garantem o acesso adequado dos utentes que procuram os serviços de saúde em situação de doença aguda.
A partir de agora – Ligue Antes, Salve Vidas – antes de ir à urgência ligue sempre 808 24 24 24.