As Marchas Populares de Santo António, em Vale de Cambra foram feitas de cor, música popular, coordenação dos participantes com trajes próprios, arcos devidamente ornamentados, e até uma homenagem. Realizaram-se nesta quarta-feira, véspera do feriado municipal, com a participação de oito marchas e mais de 800 marchantes que cantaram e desfilaram, numa das noites mais participadas das festas.
Cristina Maria Santos
Foram oito as marchas populares que este ano animaram as ruas da cidade de Vale de Cambra, na noite de 12 de junho, penúltimo dia das Festas de Santo António, e vespera do feriado municipal.
O desfile, teve início como habitualmente no Edifício Municipal e terminou com a sua apresentação na Praça Comendador Álvaro Pinho da Costa Leite.
O presidente da Câmara de Vale de Cambra, José Pinheiro subiu ao palco para a habitual entrega das lembranças às marchas participantes e aproveitou para agradecer a todos quantos se empenharam para que esta noite fosse possível. O autarca quis ainda prestar uma homenagem a Sofia Ventura, a animadora social cultural da Santa Casa da Misericórdia de Vale de Cambra, que faleceu esta terça-feira, vítima de doença prolongada. José Pinheiro salientou ali a alegria e o empenho que Sofia Ventura colocava em todo o seu trabalho, mas também nas Marchas Populares, as quais ajudava a organizar e era participante assídua.
A população aplaudiu de pé Sofia Ventura durante alguns minutos.
A Santa Casa da Misericórdia de Vale de Cambra desfilou hoje com o tema “Gentes e Tradições”, e todos os marchantes, levavam ao peito um laço preto em sinal de luto e prestaram uma homenagem a Sofia Ventura.
Este ano, participaram nas Marchas Populares: o J. I. Macinhata; a Fundação Luiz Bernardo de Almeida; o Centro Social e Paroquial de S. J. Batista de Cepelos; a União de Freguesias de Vila Chã, Codal e Vila C. Perrinho; a ACREC; a Marcha da Freguesia de Junqueira; a Santa Casa da Misericórdia; e o Grupo Desportivo e Cultural de Lordelo.