Foi detido em flagrante delito um homem suspeito de fogo posto no incêndio que deflagrou esta noite nas freguesias de Junqueira e Arões, em Vale de Cambra. O fogo que foi dado como dominado esta manhã, queimou 60 hectares de área em pouco mais de oito horas.
O suspeito foi perseguido por um popular que conseguiu registar a matricula do veículo e a confirmação de que o homem tinha sido detido por fogo posto pela Polícia Judiciária, chegou já esta manhã de domingo à proteção civil de Vale de Cambra.
90% do incêndio encontra-se em fase de rescaldo, com apenas uma frente com “alguma atividade” e as próximas horas serão de vigilância ativa, refere o comandante.
O fogo começou pelas 22h de ontem numa zona florestal numa área que abrange as freguesias de Junqueira e Arões e chegou a ter quatro frentes ativas.
No teatro de operações estiveram 90 operacionais, apoiados com 30 viaturas e seis meios aéreos no combate ao fogo, que foram determinantes para resolver a parte crucial do incêndio, face à orografia do terreno.
Victor Machado assegurou que nunca tiveram habitações em perigo, uma vez que essa situação foi acautelada desde o início.
As condições atmosféricas continuam a ser uma preocupação, devido ao vento acima da media.