O PDM vai estar em discussão pública durante um período de 30 dias úteis. A partir desta terça-feira, os munícipes podem fazer qualquer sugestão, informação ou observação e apresentá-las por escrito, dirigidas ao presidente da Câmara ou através de correio eletrónico para o endereço discussaopublica@cm-valedecambra.pt, adiantou a Autarquia.
Cristina Maria Santos
Esta é a segunda vez que o documento da revisão do Plano Diretor Municipal (PDM) de Vale de Cambra vai a consulta pública. Já publicado em Diário da República (DR), o novo período começa esta terça-feira, dia 13 de agosto e está em discussão durante 30 dias úteis.
A prorrogação foi proposta pela Assembleia Municipal de Vale de Cambra e aprovada por unanimidade na reunião pública do executivo da Câmara de Vale de Cambra.
De acordo com a proposta inicial, o período de discussão pública terminou no dia 18 de julho e as suas linhas orientadoras foram apresentadas na última sessão da Assembleia Municipal, no dia 17 de julho.
Algumas linhas da proposta de revisão do PDM de Vale de Cambra – que elegeu as áreas prioritárias de investimento e desenvolvimento como o setor industrial, habitação, turismo, questões das alterações climáticas e descarbonização e a sustentabilidade ambiental – foram contestadas pela população, que deixou nesta sessão reclamações, sugestões ou observações sobre o planeamento territorial local.
As maiores preocupações apresentadas relacionam-se com a reclassificação dos solos (rústicos e urbanos), considerando que esta medida pode levar, entre outras, à desertificação das aldeias, principalmente do Interior do concelho.
Passados os 30 dias de discussão pública, o documento volta à Assembleia Municipal e, uma vez aprovado, vigora por 12 anos.