“Tenho esse dever para com os militantes, as estruturas e os autarcas do Distrito de Aveiro num momento de extrema importância para a afirmação do CDS”, sublinhou Pedro Magalhães em entrevista ao Voz de Cambra, depois de ter sido eleito presente da estrutura distrital do CDS de Aveiro.
Cristina Maria Santos
Pedro Magalhães exerce funções de Chefe de Gabinete do presidente da Câmara de Vale de Cambra, José Pinheiro, desde 2013. É secretário-geral adjunto do CDS e foi presidente da concelhia de Vale de Cambra até ao momento.
Pedro Magalhães, encabeçou agora a única lista candidata às eleições para a Distrital de Aveiro do partido, que se realizaram este sábado e para o qual foi eleito, sucedendo a Maria do Céu Marques na presidência da Distrital de Aveiro.
Em declarações ao Voz de Cambra, o militante do CDS-PP considera que tem a experiência necessária para ocupar um lugar que já tinha ponderado assumir no passado.
“Tenho a convicção que sou um dos militantes com maior conhecimento e experiência da estrutura do Distrito. Na verdade, no passado já ponderei assumir o desafio, mas por circunstâncias externas ao Distrito não foi possível”, referiu.
Pedro Magalhães pretende reforçar a influência do CDS no poder autárquico e lembrou que o próximo desafio eleitoral – as eleições autárquicas, “serão muito exigentes”, num distrito onde os centristas têm metade dos municípios conquistados em 2021 (Vale de Cambra, Albergaria-a-Velha e Oliveira do Bairro).
“O CDS terá um momento único para a sua recuperação eleitoral e assim consolidar a sua presença nas autarquias”, explicou.
As eleições para a concelhia do CDS de Vale de Cambra realizaram-se, este sábado, em simultâneo com as eleições para a Distrital e o ex-presidente passou esta pasta ao atual presidente da Câmara de Vale de Cambra, José Pinheiro.
“O nosso presidente da Câmara, José Pinheiro, regressará à presidência da comissão política concelhia e terá todo o meu apoio e empenho na preparação das eleições autárquicas”, frisou.
Recorde-se de que José Pinheiro termina, este ano, o seu terceiro mandato e não poderá voltar a candidatar-se à presidência da autarquia valecambrense por limite de mandatos.
Pedro Magalhães quis continuar ativo na estrutura local e assume agora funções de presidente da mesa do plenário concelhio.
“Devo isso a todos que me acompanharam na minha residência, aos autarcas do CDS e sobretudo aos valecambrenses”, declarou.
O secretário-geral adjunto do CDS e agora presidente da Distrital de Aveiro do CDS-PP revela já estão a ser feitas as escolhas dos candidatos autárquicos à Câmara, Assembleia e Freguesias do concelho para as próximos eleições autárquicas.
Pedro Magalhães vai suceder a Maria do Céu Marques na presidência da Distrital de Aveiro.
Pedro Magalhães tem 48 anos, é natural de Arouca e vive em Vale de Cambra, onde exerce as funções de Chefe de Gabinete do presidente da autarquia. É secretário-geral adjunto do CDS desde 2010, acumulando ainda experiência como coordenador de campanhas a nível nacional e distrital.
Pedro Magalhães ocupou ainda funções de autarca em representação do CDS-PP nas assembleias municipais de Vale de Cambra e Arouca, e, atualmente, é o presidente da assembleia de freguesia de Junqueira, em Vale de Cambra.
No seguimento da votação, foi eleito Pedro Nuno de Magalhães Ribeiro como Presidente da Comissão Política Distrital, Luís Miguel Capão Filipe como Presidente da Mesa da Assembleia Distrital e Ana Rita Ferreira Ramos como Presidente do Conselho Distrital de Jurisdição. Para as Comissões Políticas Concelhias, foram eleitos Pedro António Machado Vidal em Águeda, Henrique Daniel da Silva em Albergaria-a-Velha, Sandra Marisa Queiroz Ferreira da Silva em Anadia, Pedro Miguel Oliveira Rodrigues Vieira em Arouca, Ana Cláudia Pinto Oliveira em Aveiro, António Alberto de Carvalho Vaz Marques Baptista em Espinho, Carlos Augusto Oliveira Valente em Estarreja, Maria Isabel Patusco da Silva na Murtosa, Constantino Amadeu Tavares Soares de Oliveira em Oliveira de Azeméis, André Campos Silvestre Fevereiro Chambel em Oliveira do Bairro, Paulo Manuel Lopes Alves Soares de Albergaria em Ovar, Amílcar dos Anjos Reis em São João da Madeira, António Carlos Bivar Branco de Penha Monteiro em Sever do Vouga, Hugo Miguel Nunes Santos em Vagos e José Alberto Freitas Soares Pinheiro e Silva em Vale de Cambra.