O investimento insere-se numa estratégia de atuação dos cuidados prestados à comunidade, especialmente nas áreas da reabilitação, saúde mental e neurodesenvolvimento. A candidatura submetida pela Câmara de Vale de Cambra ao PRR, vai contemplar ainda a instalação de um jardim sensorial no Parque da Cidade, com um investimento total de cerca de 73 mil euros.
Cristina Maria Santos
A Sala Snoezelen insere-se no âmbito do projecto “Incluir”, criado pela Autarquia valecambrense, em resultado de uma candidatura financiada pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR)/Plano de Ação às Comunicadas Desfavorecidas (PAC).
A filosofia Snoezelen, baseada na estimulação multissensorial, promove bem-estar, relaxamento, autor regulação e desenvolvimento de competências. A sala integra luzes suaves, sons, aromas, texturas e elementos visuais onde os beneficiários podem explorar livremente e ou relaxar, conforme as suas necessidades.
Segundo o Município, a sua intervenção exigiu a preparação prévia de técnicos, de modo a garantir o acesso a diferentes públicos, incluindo técnicas da área sénior e infância do Município, enfermeiros especialistas do Centro de Saúde e professores do Agrupamento do Búzio.
Terminada a capacitação dos profissionais, esta resposta ficará acessível à comunidade mediante encaminhamento pelos serviços competentes.
Nesta candidatura está prevista a instalação de um jardim sensorial no Parque da Cidade. Um investimento de 72.943,91 euros na promoção na promoção do bem-estar.
Leia a notícia na integra na edição impressa n.º 1111 do jornal Voz de Cambra

