A deputada do PSD Adriana Rodrigues defendeu no Parlamento a requalificação e modernização das infraestruturas de ensino profissional no concelho de Vale de Cambra para dar resposta às necessidades do setor empresarial. Numa intervenção na discussão do orçamento do Estado para 2026 (OE), a parlamentar social democrata destacou o papel daquele concelho na economia nacional, reclamando a atenção que diz ser credor.
“Urge em Vale de Cambra uma aposta na requalificação e modernização das infraestruturas, ferramentas e métodos ao nível da formação profissional” – sublinhou Adriana Rodrigues na Comissão de Orçamento, Finanças e Administração Pública, dando como exemplo as oficinas mecânicas da Escola Secundária local, “que necessitam de ser modernizadas e requalificadas”.
Perante o ministro da Educação, Ciência e Inovação, a deputada Aveirense vincou que a indústria é crucial para Vale de Cambra, “concelho considerando como a capital do aço e do inox e que muito contribui para a geração da riqueza nacional”, destacando que naquele concelho cerca de 40 por cento dos alunos do secundário escolhem a via técnico-profissional, pelo que, como defendeu, torna-se “imperativo que a oferta formativa disponibilizada esteja alinhada com as necessidades da indústria, comércio e serviços do concelho”.
“Concelhos vizinhos viram, felizmente, os seus centros tecnológicos especializados aprovados e queremos dizer-lhe, senhor ministro, que precisamos mesmo muito que o mesmo aconteça em Vale de Cambra” – afirmou Adriana Rodrigues, dirigindo-se ao governante que tutela a educação, Fernando Alexandre.
Na mesma intervenção, a parlamentar social democrata referiu-se à Foresp – Escola Tecnológica de Vale de Cambra, para notar que “necessita de uma modernização das suas instalações, de ter cursos superiores em áreas relacionadas com as necessidades do setor empresarial e de desenvolver formações tecnológicas para os nossos empresários”, para que, como referiu, “estes continuem a desenvolver as suas competências e a fazer crescer as suas empresas, bem como a prepara-los para os desafios da internacionalização”.

