A Câmara Municipal de Vale de Cambra autorizou a realização da feira quinzenal, devendo ser acautelado, por comerciantes e clientes, o cumprimento das regras de segurança e higiene recomendadas pela Direção-Geral da Saúde.
A medida surge na sequência da decisão do Governo que, a 4 de novembro, delegou nos municípios a decisão da realização das feiras, no âmbito das novas medidas impostas para controlar a propagação do novo coronavírus nos 121 concelhos do país que se encontram em confinamento parcial.
A autarquia local anunciou hoje – o despacho de 30 de novembro, datado de 4 de novembro – que a próxima feira quinzenal, dia 9 de novembro irá realizar-se.
Em declarações ao Voz de Cambra, o presidente da Câmara, José Pinheiro revelou que esta medida foi tomada tendo em consideração a importância económica e social que a atividade tem no concelho.
O autarca apela, no entanto, a todos os comerciantes e clientes que respeitem rigorosamente todas as medidas de segurança, como o uso de máscara, distanciamento físico, etiqueta respiratória e desinfeção frequente das mãos.
“Essas são as medidas essenciais para travar a propagação da doença e assegurar a continuidade da atividade económica no concelho”, refere o edil.
Recorde-se que a feira quinzenal, que decorre, habitualmente, aos dias 9 e 23 de cada mês, tinha reiniciou a atividade a 9 de junho, depois de a 15 de março ter sido cancelada, quando foram anunciadas as medidas do Plano de Contingência.
A maioria dos concelhos da Associação de Municípios Terras de Santa Maria (AMTSM) – que abrange os concelhos de Arouca, Oliveira de Azeméis, S. João da Madeira, Santa Maria da Feira, Espinho e Vale de Cambra – já anunciaram que as feiras e mercados de levante vão continuar em funcionamento nos seus municípios.