Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Vale de Cambra disse que este dia representou “uma janela de esperança na defesa contra a covid-19”
A campanha de vacinação contra a Covid-19 arrancou esta quinta-feira, dia 11 de fevereiro, na Unidade de Cuidados Continuados (UCC), uma valência da Santa Casa da Misericórdia de Vale de Cambra.
Entre utentes e funcionários desta Unidade foram imunizados, num total de 45 pessoas, entre 27 utentes e 18 funcionários.
A UCC de Vale de Cambra teve um surto ativo que não permitiu a administração da primeira dose da vacina em janeiro, quando 173 doses de vacinas foram administradas na valência Lar, abrangendo 87 utentes e 86 funcionários da Santa Casa da Misericórdia.
“Tivemos um pequeno contágio, que está dominado e não trouxe quaisquer consequências”, lembra António Pina Marques, em declarações ao Voz de Cambra.
O provedor disse que este dia representou “uma janela de esperança” e mostra-se satisfeito por estar consolidada a “primeira fase de proteção, quer aos utentes, como aos colaboradores de forma a manter a segurança e proteção das pessoas contra a Covid-19”, declara.
Recorde-se que a vacinação nas instituições de solidariedade social, que incluem lares arrancou em Vale de Cambra por causa do risco de infeção no concelho, que esteve no patamar extremo, o mais alto de contágio.
Daqui a 21 dias, portanto dia 4 de março decorre a segunda toma da vacina.
Para além da Santa Casa da Misericórdia, recorde-se que já foram vacinados utentes e funcionários dos restantes lares do concelho – Fundação Luiz Bernardo de Almeida e Centro Social e Paroquial S. João Batista de Cepelos.