42 estudantes do Agrupamento de Escolas de Búzio, em Vale de Cambra vão fazer o projeto Erasmus+ no estrangeiro. A iniciativa permite uma troca de experiências e conhecimentos com entidades e empresas de países como a Alemanha (Berlim e Leipzig) e Espanha (Málaga).
Oito alunos saíram no dia 27 de março e já se encontram a estagiar em Berlim. O segundo grupo, de 21 alunos saiu no dia 29 de março e já está em estágio em Málaga e, no dia 29 de abril, mais 12 estudantes seguirão rumo a Leipzig. Os jovens vão acompanhados por dois professores por grupo.
Os alunos frequentam os 2.º e 3.º anos do ensino profissional da Escola Secundária de Vale de Cambra, nos cursos de Técnico Comercial, Técnico de Contabilidade, Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos, Técnico de Manutenção Industrial Mecatrónica, Técnico de Multimédia, Técnico de Produção em Metalomecânica, Técnico de Restaurante/Bar, e Técnico de Soldadura.
Os estudantes vão realizar formação em contexto de trabalho por 30 dias e o projeto garante todas as despesas, como: deslocação de avião, alojamento, estágio, transportes na cidade e ainda um pocket money.
A Câmara de Vale de Cambra apoiou a iniciativa com o transporte dos alunos até ao aeroporto Dr. Francisco Sá Carneiro, no Porto e viagem de regresso. A autarquia entregou aos estudantes, lembranças de produtos típicos do concelho e um livro sobre a região, para oferecerem às famílias de acolhimento.
Segundo o Agrupamento de Escolas de Búzio, foram realizadas reuniões preparatórias com os alunos e respetivas famílias e foram distribuídos brindes com publicidade do projeto.
Os 29 estudantes, que já se encontram nos estágios, têm-se mostrado satisfeitos com o acolhimento em Espanha e na Alemanha, garante a Escola.
“O feedback que temos neste momento não podia ser melhor, com todos os alunos satisfeitos com os estágios que estão a desenvolver e com o acolhimento das famílias onde estão hospedados”, refere o Agrupamento.
Os estudantes de Vale de Cambra têm-se apoiado mutuamente nesta experiência, mas também contam com a colaboração diária da Escola.
“Os alunos têm-nos surpreendido pela solidariedade entre eles, apoiando-se mutuamente nas dificuldades que encontram, comunicando connosco todos os dias, conseguiram mesmo inscrever-se para os exames nacionais e as fotografias e vídeos que publicam na app que estamos a utilizar provam a felicidade que os envolve. Deixam-nos orgulhosos”, sublinha a Escola.
A acompanhar todo o percurso dos alunos, estão também as famílias que entram em contacto com a Escola sempre que entendem necessário ou útil.
A experiência dará aos estudantes valecambrenses, competências técnicas que desenvolverão a autonomia pessoal, trabalho em equipa e a oportunidade de se prepararem para o seu futuro nas respetivas áreas de trabalho.
O que é o Erasmus+
O Erasmus+ é o programa europeu que apoia a educação, a formação, a juventude e o desporto. Dispõe de um orçamento estimado de 26,2 mil milhões de euros. Este montante é quase o dobro do financiamento do programa anterior (2014-2020). O programa 2021-2027 coloca uma forte tónica na inclusão social, nas transições ecológica e digital e na promoção da participação dos jovens na vida democrática. Apoia as prioridades e atividades estabelecidas no Espaço Europeu da Educação, no Plano de Ação para a Educação Digital e na Agenda de Competências para a Europa. O programa também apoia o Pilar Europeu dos Direitos Sociais, executa a Estratégia da UE para a Juventude 2019-2027 e desenvolve a dimensão europeia do desporto.