A concelhia do PSD de Vale de Cambra, felicitou hoje o novo líder eleito do partido nacional, Luís Montenegro, e diz acreditar que este vai ser “oposição firme ao governo”.
Os sociais-democratas manifestaram esta posição em nota de imprensa, depois de no sábado Luís Montenegro ter sido eleito presidente do PSD.
“Com Luís Montenegro vamos ser oposição firme ao governo, vamos dar voz aos mais desfavorecidos, vamos acreditar que com a ação do PPD/PSD vamos tirar Portugal da cauda da Europa”, escreveram os sociais democratas locais, liderados por Rogério Batista.
A concelhia envia ainda uma palavra a Jorge Moreira da Silva, pela disponibilidade para participar neste momento democrático, mas também a Rui Rio, “pela dedicação e trabalho desenvolvido nos últimos anos”, referem ainda.
De acordo com os resultados na página oficial do PSD, o antigo líder parlamentar conseguiu cerca de 72,5% dos votos e o adversário Jorge Moreira da Silva 27,5%.
A abstenção rondou os 40%, acima das duas anteriores diretas, mas Luís Montenegro obteve mais votos, em termos absolutos, do que Rui Rio em 2020 (contra si) e em 2021, contra Paulo Rangel.
Entre 01 e 03 de julho, o Coliseu do Porto receberá o congresso que irá consagrar o novo líder e eleger os restantes órgãos nacionais.
Em Vale de Cambra, dos 118 inscritos, votaram 76 sociais-democratas, que deram a vitória a Luís Montenegro, com 76% dos votos. Jorge Moreira da Silva conseguiu 24% dos votos no concelho, sendo que, em branco votaram duas pessoas e houve um voto nulo. A abstenção foi de 33%, ou seja, 39 pessoas inscritas não votaram nesta eleição.
Luís Montenegro venceu no sábado as eleições diretas do PSD e será o 19.º presidente do partido, na segunda vez em que disputou o cargo, numa vitória em todos os distritos do país.
Em Aveiro, Luís Montenegro venceu em 11 dos 19 concelhos do distrito: Vale de Cambra, Espinho, Castelo de Paiva, S. João da Madeira, Santa Maria da Feira, Sever do Vouga, Murtosa, Aveiro, Ilhavo, Vagos e Oliveira do Bairro. Em Oliveira de Azeméis, ficou empatado e, em Arouca, Ovar, Estarreja, Albergaria, Águeda, Anadia e Mealhada votaram em Jorge Moreira da Silva.