Vários palcos do concelho de Vale de Cambra preparam-se para receber mais uma edição dos Concertos de Outono, uma iniciativa promovida pela Câmara de Vale de Cambra, entre os dias 30 de setembro e 29 de outubro. Todos os eventos têm entrada livre.
“Este é mais um momento cultural importante para o conhecimento, para o lazer, e identificação coletiva da nossa comunidade mas também para a promoção do nosso território e formação de públicos aqui e além-fronteiras”, referiu a vereadora da Cultura da Câmara Municipal, Mónica Seixas.
Em parceria com associações locais e a Área Metropolitana do Porto, a autarquia valecambrense leva diferentes estilos e músicos de renome nacional e internacional a variados palcos do concelho.
O município promove – em parceria com a Associação “Música no Vale” – o Ciclo Clássico a partir do dia 30 de setembro, que se divide em três dias, compostos por palestras, masterclasses e concertos. O programa inicia-se na sexta-feira, dia 30 de setembro, com a Palestra “A arte de memorizar música”, por Vera Fonte, licenciada em Piano.
Nessa noite, pelas 21h30, a Igreja Matriz de Codal vai ser palco de um Concerto a cargo do jovem músico valecambrense Francisco Vilar ao piano; Sofia Kolupov – violino e Harpa por Frederica Vieira Campos.
Já no dia 1 de outubro, sábado, será ministrada na Biblioteca Municipal, uma Masterclass de Flauta pelo Professor Gil Magalhães, que gravou para a RTP, SIC, Antena 2, bem como na diversa discografia da Orquestra do Norte.
Na noite de 1 de outubro, pelas 21h30 sobe ao palco do Centro Cultural de Macieira de Cambra, o concerto de Canto e Piano por Regina Freire e Pedro Lopes e a atuação dos “Ruby Tango Project”.
O último dia do Ciclo Clássico, 2 de outubro, apresenta a Masterclass de Ensemble pelo Professor Gil Magalhaẽs (durante todo o dia) e encerra com um concerto no Centro Cultural de Macieira de Cambra, pelas 17h a cargo do solista Marco Silva.
Sons no Património
No dia 7 de outubro, Vale de Cambra será palco da iniciativa em estreita parceria com a Área Metropolitana do Porto, e que promove concertos em locais específicos de riqueza patrimonial local. O “Sons no Património” já percorreu vários locais do nosso concelho, e em 2022, vai até à Ponte dos Coronados (em São Pedro de Castelões) – construída no século XVII ou XVIII e que apresenta dois arcos desiguais e pedras sigladas sobre o rio Caima – que recebe o grupo de música Folk “GALANDUM GALUNDAINA” pelas 21h30. Aqui vão ouvir-se a língua e as sonoridades da Terra de Miranda.
CambraFest 2022
Com a organização da Associação Académica de Cambra, em estreita parceria com a Câmara Municipal, o CambraFest regressa após os anos de interregno impostos pelas medidas de combate à pandemia covid-19.
Este é o festival que já tem projeção nacional, tendo já, ao longo das suas edições, conquistado o papel de promotor de bandas nacionais com presença nos principais festivais de verão e rádios nacionais.