A Santa Casa da Misericórdia de Vale de Cambra foi galardoada com a Bandeira Verde do Programa Eco-Escolas. Uma distinção que reconhece o empenho que a Instituição tem tido ao nível da educação ambiental e desenvolvimento sustentável.
Marta Pinho e Camila Soares frequentam o Centro de Atividades de Tempos Livres e coube-lhes a responsabilidade de hastear a Bandeira Eco-Escolas, numa cerimónia que teve lugar na Creche da Santa Casa da Misericórdia de Vale de Cambra, no dia 20 de janeiro.
As alunas já tinham representado a Instituição quando esta foi reconhecida pelo trabalho que tem desenvolvido no âmbito da sustentabilidade ambiental, a 12 de outubro de 2022, num evento que juntou escolas de todo o país, no Agrupamento de Escolas de Valongo.
O hastear da Bandeira Eco-Escolas – que atesta a Instituição como promotora de boas práticas ambientais – teve lugar nas instalações da Creche da Santa Casa de Vale de Cambra, presidida pelo provedor da Misericórdia, António Pina Marques, ao qual se juntaram as entidades parceiras no projeto, como a Câmara Municipal de Vale de Cambra, que contou com a presença do vereador do ambiente, José Alexandre Pinho e com a empresa Sopinal, que contou com a presença do seu representante, Rui Sousa.
Para festejar esta conquista ecológica, foram interpretadas três peças musicais relacionadas com a temática do ambiente, pelo Coro Infantil da Instituição, dirigido pela maestrina Rute Flores.
A diretora técnica da infância, da Misericórdia de Vale de Cambra, Névea Gomes aproveitou a cerimonia para agradecer o empenho da Instituição neste projeto, mas também aos seus colaboradores, encarregados de educação, alunos, parceiros, Autarquia de Vale de Cambra e Centro de Educação Ambiental à empresa Sopinal e à coordenadora Eco-Escolas, Sara Rodrigues.
“Todos contribuímos para a alteração de comportamentos e busca de soluções que permitam melhorar a qualidade de vida na instituição, na comunidade e no mundo. Continuaremos neste Projeto que nos orgulha, contando com a colaboração de todos na construção de um mundo melhor para as nossas crianças”, referiu a diretora.
A Instituição pretende dar continuidade ao projeto que tem como objetivo, promover boas práticas ao nível da educação ambiental, sustentabilidade e cidadania.
“Estamos de parabéns e cada vez mais encorajados, no desenvolvimento de atividades que visem a melhoria do desempenho ambiental de todos”, frisou ainda Névea Gomes.
Programa Eco-Escolas
O programa Eco-Escolas, coordenado e implementado em Portugal pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), destina-se a promover as boas práticas ao nível da educação ambiental, sustentabilidade e cidadania, assim como a reconhecer as ações e o trabalho desenvolvido pelas escolas na melhoria do seu desempenho ambiental, gestão do espaço escolar e sensibilização da comunidade. O programa visa ainda estimular o hábito de participação e a adoção de comportamentos sustentáveis no quotidiano, ao nível pessoal, familiar e comunitário.