Trata-se de uma revista que tem como objetivo divulgar as tradições do concelho de Vale de Cambra, partilhar trabalhos desenvolvidos pelos diversos grupos folclóricos do concelho e debater temas fundamentais ao Município, anunciou o Rancho Folclórico “A Primavera”.
O lançamento aconteceu no dia 25 de março, no Centro Cívico de Vila Cova de Perrinho, que acolheu mais de uma centenas de pessoas para assistir a um debate sobre a cultura e a importância do folclore e o seu futuro.
O linho foi a forma de sustento de muitas famílias da freguesia de Vila Cova de Perrinho e o Rancho Folclórico “A Primavera” é o embaixador desta tradição desde 1958 até dias de hoje. Este evento serviu também para fazer uma demonstração do ciclo do linho, através dos utensílios em miniatura do Rancho Folclórico “A Primavera” de Vila Cova de Perrinho. Ali foram dados a conhecer os trabalhos realizados desde a ripagem, passando pelo cortiço, pelo sarilho, pela dobadora, pelo caneleiro, pelo tear que fazia a pela em linho, utilizada para fazer roupa, toalhas, entre muitas outras.
Presentes no evento, estiveram os presidentes da Câmara Municipal, da Assembleia Municipal, José Pinheiro e Miguel Paiva, respetivamente, o vereador Tiago Fernandes, a representante da junta de freguesia da União de Freguesias, o vice-presidente da junta de freguesia de São Pedro de Castelões, o vice-provedor da Santa Casa da Misericórdia, o Grupo Etnográfico Terras de Cambra, o Rancho Folclórico da Aldeia de Sandiães e o Rancho Folclórico A Primavera de São João Baptista da Casa do Povo de Vale de Cambra.
O evento terminou com a atuação do grupo anfitrião do evento, o Rancho Folclórico “A Primavera” na sua primeira atuação em público no pós-pandemia.
“A revista “A Primavera” é um projeto inovador na freguesia de Vila Cova de Perrinho e tentará preservar as suas tradições”, revela o Grupo.
O Rancho Folclórico “A Primavera” de Vila Cova de Perrinho pretende ser um embaixador no que se refere à preservação das tradições e costumes da freguesia de Vila Cova de Perrinho e, atualmente, é composto por 45 elementos, na qual fazem parte os tocadores, coro e dançadores.
Fundado a 24 de Junho de 1958, o Rancho Folclórico atuou pela primeira vez nas festas do padroeiro da freguesia de Vila Cova de Perrinho.