Padre Vasco Nuno Tavares da Costa é natural de Vale de Cambra e foi , esta terça feira, 11 de abril, eleito provincial da Ordem dos Carmelitas Descalços em Portugal, no Capítulo geral para o triénio 2023-2026.
O Padre Vasco Nuno Tavares da Costa é natural de S. Pedro de Castelões e faz parte da diocese do Porto. Tomou o hábito carmelita a 11 de setembro de 1993 e professou solenemente a 19 de junho de 1999. Ordenado presbítero a 30 de julho de 2000, serviu a Igreja nos trabalhos da Ordem. Foi formado em Teologia na Universidade Católica Portuguesa (Porto) e fez a especialidade em Espiritualidade na Faculdade Pontifícia do Teresianum (Roma).
Exerceu os ofícios de superior nas comunidades do Funchal e Porto. Foi formador durante 18 anos, assumindo as diversas etapas formativas na Província (Seminário Menor, Postulantado, Noviciado, Teologado). Esteve três anos ao serviço da formação interprovincial: um no teologado de Salamanca, como co-formador, e dois no Desierto de Las Palmas (Espanha), como Mestre de Noviços, informa a nota do site da Ordem dos Carmelitas Descalços em Portugal.
Para além da formação inicial dos candidatos a carmelitas, o sacerdote dedicou-se à pregação de retiros e acompanhamento espiritual, Conselheiro Provincial por quatro vezes, pároco das paróquias de Avessadas e Rosém do Concelho de Marco de Canaveses.
Naquele que foi o XV Capitulo Provincial, foram ainda eleitos conselheiros do seu governo para o triénio de 2023-2026, sendo primeiro conselheiro: Agostinho Leal; segundo conselheiro: Manuel Reis; terceiro conselheiro: Noé Martins; e quarto conselheiro: João Costa.
Ordem dos Carmelitas Descalços (OCD)
A Ordem dos Carmelitas Descalços (OCD) foi fundada por Santa Teresa de Jesus e S. João da Cruz. Dela fazem parte as Irmãs Carmelitas Descalças, os Padres e Irmãos Carmelitas Descalços e os Seculares Carmelitas Descalços (OCDS).
Está presente nos cinco continentes, com cerca de 4 mil frades, 10 mil irmãs e 30 mil carmelitas seculares, dedicando-se sobretudo à promoção da vida espiritual, com a realização de retiros, encontros de espiritualidade, acompanhamento espiritual, orientação de grupos de oração, centros de espiritualidade e casas de oração, continuando a desenvolver projetos missionários e novas fundações de irmãs e de frades em terras de missão.
A Província Portuguesa dos Carmelitas Descalços apoia esses projetos missionários da Ordem em todo o mundo através das Missões Carmelitas, bem como outros projetos de ajuda aos mais pobres em terras de missão. Têm comunidades em Avessadas, Braga, Fátima, Funchal, Porto e Viana do Castelo.
A Ordem dos Carmelitas Descalços foi homologada como uma ONG pela ONU.
Foto: carmelitas.pt