O objetivo passa por valorizar os biorresíduos rumo a uma gestão sustentável. A Câmara Municipal de Vale de Cambra apresentou esta segunda-feira, o projeto-piloto “Biorresíduos – Resíduos Com Valor”.
Os biorresíduos são hoje reconhecidos como importantes recursos passíveis de valorização e, como tal, a autarquia valecambrense pretende implementar um projeto que visa dar valor aos resíduos para diminuir os resíduos orgânicos que vão para o aterro, juntamente com os indiferenciados.
O tema da compostagem, como um processo simples e natural de reciclagem de matéria orgânica foi abordado pelos oradores que participaram na sessão pública de apresentação do projeto “Biorresíduos – Resíduos com Valor em Vale de Cambra”.
A sessão foi presidida pelo vereador do Ambiente, José Alexandre Pinho, que contou com a presença de Afonso Teixeira, da Universidade de Trás os Montes e Alto Douro, que abordou o tema do valor dos biorresíduos para o meio ambiente.
Elisabete Rodrigues, do Centro de Educação Ambiental de Vale de Cambra falou sobre os Biorresíduos em Vale de Cambra e a empresa Lipor fez-se representar por Luis Campos que se referiu ao método de tratamento local de Biorresíduos.
A assistir à sessão, estiveram estudantes da área ambiental do Agrupamento de Escolas de Búzio.