O evento ficou marcado pela abordagem da temática da robótica, da robótica móvel, do 5G e o seu impacto na indústria. A JPM Industry promoveu esta quarta-feira, um debate com oradores nacionais e internacionais, que partilharam experiências, visões e a transformação que os vários setores terão no futuro.
Cristina Maria Santos
Alguns dos mais reconhecidos fabricantes nas suas áreas de atuação partilharam experiências com as dezenas de empresários, clientes e profissionais de diferentes setores e especialidades, com o objetivo de aumentarem o conhecimento e inovação.
O evento “Empowering Industries with Robotics Powered by 5G” teve lugar nas instalações da JPM Industry, a empresa de Vale de Cambra, sediada na Zona Industrial do Rossio, com 29 anos de existência, 170 colaboradores e um volume de negócios à volta dos 20 milhões de euros.
A sessão foi apresentada por Miguel Henriques, do conselho de administração da JPM e contou com oradores como Yves Klein, da Ek Robotics, Fernando León, da FANUC Iberia e Luis Lamela, da MEO Empresas, que ali partilharam os seus conhecimentos e perspetivas sobre o papel da robótica, robótica móvel e da tecnologia 5G no fortalecimento das indústrias.
O debate foi moderado por António Almeida, da INESC Technology and Science – Associate Laboratory, que conduziu as discussões dos representantes dos vários setores.
A JPM apresentou vários casos de sucesso, que mostram que a empresa tem acompanhado as últimas tendências e desenvolvimentos na área da robótica, permitindo-lhe construir um futuro promissor.
A apresentação dos casos de sucesso da empresa de Vale de Cambra foi feita por Guilherme Cardoso, diretor de vendas e de Marketing da JPM, que destacou o seu fundador José Paulo Martins, que há perto de 30 anos iniciou a empresa com o objetivo de oferecer os melhores serviços de eletrificação e automação para indústrias e parceiros e depressa foi crescendo e a expansão dos anos seguintes, transformou uma empresa de serviços num “player” mundial no mercado da intralogística.
A JPM Industry distingue-se por ter uma atuação focada na necessidade dos seus clientes e na inovação das soluções que encontra para as suas necessidades. Concentra a sua atividade no desenvolvimento e implementação de equipamentos industriais, soluções de engenharia e projetos industriais. Possui uma forte presença nos segmentos da indústria alimentar, química e farmacêutica.
A JPM Industry inova em três dimensões: na proposta de valor, nas soluções que desenvolve e nos seus processos de negócio. Conta com um departamento estruturado de engenharia, capacidade interna de produção recorrendo a tecnologia de ponta e uma estrutura de técnicos especializados de instalação e manutenção, abrangendo toda a cadeia de valor do segmento da intralogística.
O desenvolvimento da tecnologia obrigou a empresa, ao longo dos anos, a perceber a evolução das próprias máquinas, a ser cada vez mais exigente com os recursos e é hoje um fornecedor de soluções para projetos robóticos.
“Estamos empenhados em desenhar hoje o futuro”, referiu Miguel Henriques.
A JPM mostrou ali que dispõe de competências e know-how interno para o desenvolvimento de projeto, integração de sistemas, fabrico e implementação de soluções robóticas e que esta poderá ser aplicada a uma solução standard ou desenvolvida de acordo com a aplicação para todos os tipos de indústrias.
Os casos de estudo apresentados nesta sessão mostraram ainda a capacidade que a empresa tem no desenvolvimento do design, fabrico, implementação, instalação, comissionamento, manutenção até a assistência remota.
A empresa tem criado projetos de inovação, como a Célula de Roscagem, uma máquina industrial para roscarem peças metálicas, desenvolvida com o objetivo de resolver uma necessidade interna da JPM que depressa se apercebeu que seria também uma necessidade dos seus clientes, para aumentar a produtividade, qualidade e flexibilidade das suas empresas.
A JPM deu ainda a conhecer alguns projetos realizados em clientes como por exemplo, a criação de um sistema de Debagging Automático Atex, um projeto que incluí o desembalar de sacos de uma empresa de Food & Beverage Powder, na Dinamarca, através de um sistema de transporte, automação e robótica.
Estas e outras soluções que a empresa apresenta poderão ser aplicações de Despaletização/Paletização, Manipulação ou Pick&Place ou a integração completa num ecosistema de uma máquina, que podem ser encontradas em todos os tipos de indústrias, tais como, em aplicações intralogistícas em indústrias de Manufactura, Processo e Armazéns industriais.
O evento – que serviu como fonte de inspiração e forneceu percepções para impulsionar as indústrias rumo a um futuro bem-sucedido – terminou com uma visita virtual às instalações da JPM.