No total são 257 jovens, que chegaram de vários pontos do mundo e estão a encher as ruas de Vale de Cambra na semana que antecede a Jornada Mundial da Juventude, que decorrem de 26 a 31 de julho. Destes, a sua maioria, encontra-se em casa de famílias de acolhimento, que responderam ao apelo das Paróquias. Os restantes, estão acomodados em espaços cedidos por instituições e outras organizações.
O concelho de Vale de Cambra conta com 90 famílias de acolhimento de jovens peregrinos que, por estes dias, chegam a Portugal no âmbito das Jornadas Mundiais da Juventude. O evento que acontece em Lisboa na primeira semana de agosto e que conta com a presença do Papa. Os 257 jovens chegaram nesta quarta-feira (26 de julho) e permanecem no concelho até domingo (30 de julho).
40 peregrinos chegaram da Eslováquia e foram recebidos nas Paróquias de Codal e Vila Chã. Os jovens, que têm entre os 16 e 30 anos, foram todos acolhidos por 20 famílias da freguesia, que se prepararam para os receber “de braços abertos”.
“As famílias responderam sim ao nosso apelo e prepararam-se com muita alegria e entusiasmo. Cada família procurou criar condições para que cada jovem se sinta como em casa. Não só ter um espaço digno e acolhedor mas estabelecendo com os jovens familiaridade”, refere o Padre José Araújo, em entrevista ao Voz de Cambra.
217 jovens de Espanha, Guatemala, Canadá, Polónia, Coreia do Sul e Eslováquia foram recebidos pelas paróquias de S. Pedro de Castelões e Cepelos, a grande maioria foi acolhida por 70 famílias e os restantes ficaram em espaços cedidos por instituições, como é o caso da Santa Casa da Misericórdia de Vale de Cambra, Associação da Cocome Baralhas, Centro Social de Cepelos, Agrupamento de Escuteiros de Cepelos e Centro Cívico de Viadal.
Famílias recebem “de braços abertos” jovens peregrinos
São famílias que, voluntariamente, se inscreveram para receber jovens peregrinos nas suas casas.
Os grupos de jovens de todos os cantos do mundo estão a conhecer os locais de culto, o património cultural e arquitectónico do concelho e a partilhar as diferentes maneiras de vivenciar a fé com as comunidades de cada local.
Para as paróquias, peregrinos e comunidades anfitriãs, a experiência é de partilha, evangelização e missão.
“Para além das idas ao Porto (durante a tarde) preparámos um programa que permita a estas jovens conhecer a nossa terra, as suas gentes e tradições. Terão também atividades desportivas e lúdicas”, sublinhou o pároco José Araújo.
Programa diversificado dá a conhecer concelho
As paróquias de Codal e Vila Chã e S. Pedro de Castelões e Cepelos fazem parte da Diocese do Porto e os jovens peregrinos participam das atividades que o Comité Organizador Diocesano (COD) do Porto está a proporcionar.
Nos primeiros dois dias, 26, 27 de julho, as manhãs dos peregrinos são passadas nas paróquias e famílias onde estão alojados e têm conhecido a realidade local e partilhado a experiência com todos os voluntários. Já no período da tarde, das 14h às 18h30, há atividades espalhadas pelo Porto, Gaia e Matosinhos.
Para além de várias outras atividades, as paróquias de Codal e Vila Chã dão a conhecer aos jovens peregrinos, o roteiro de Santo António e as várias representações na cidade de Vale de Cambra, em homenagem ao Santo Padroeiro.
“As vantagens são muitas. Conhecer a nossa terra e o nosso povo, interagir com os nossos jovens, prepararem-se para viver as Jornadas Mundiais da Juventude. É também um testemunho de vivência da fé cristã e dos valores cristãos”, reforçou.
As paróquias de S. Pedro de Castelões e Cepelos têm proporcionado encontros na Igreja Matriz e Praça de S. Pedro e várias atividades desportivas e culturais. No último dia, 30 de julho, o andor de São Pedro seguirá rumo a Cepelos, onde os jovens se juntarão na Capela de Irijó, para a eucaristia e procissão.
Já o dia 29 de julho (sábado), será marcado por uma festa que vai reunir os milhares de jovens de todo o mundo no Parque da Cidade do Porto. Depois da Eucaristia com o bispo D. Manuel Linda, às 11h, a tarde será celebrada com as mais variadas atuações. O maior encontro de jovens peregrinos no Porto promete música e animação. Desde ranchos, fanfarras e bandas tradicionais até aos concertos da cantora Aurea e das bandas ‘Follow Him’, ‘Missio’ e ‘The Sun’.
Depois dos Dias na Diocese (DND), os jovens partem em três autocarros para Lisboa. De 1 a 6 de agosto são esperados na JMJ Lisboa 2023 mais de um milhão de participantes neste encontro internacional de jovens com o Papa Francisco.
As expectativas são muitas, também para quem organizou o evento. As paróquias de Vale de Cambra desejam que seja “um evento único, uma experiência de partilha e de vivência da fé entre os jovens de todo o mundo”, salientou o padre José Araújo.
Leia a reportagem alargada na integra na edição impressa! Em breve nas bancas!