A candidatura do Agrupamento de Escolas de Búzio à Ação Chave 1, do setor do ensino escolar foi aprovada e destina-se a professores e alunos do ensino regular. O projeto “Euroaprendizes – Somos parte da família europeia” tem início este mês de setembro, vai decorrer até fevereiro de 2025 e levar cerca de 30 participantes (professores e alunos) a visitar vários países da Europa.
Cristina Maria Santos
Trata-se de um ano e meio de aprendizagens com cerca de 30 participantes a viajar pelos países: Bélgica, Croácia, Eslovénia, Finlândia, França, Islândia, Noruega e Suécia.
Com este projeto, o Agrupamento de Escolas de Búzio pretende qualificar o pessoal como meio de capacitar também a organização em termos qualitativos e internacionais, prioridades estas, definidas para o setor do ensino escolar do Programa Erasmus+.
Em termos concretos, o Agrupamento pretende apoiar o desenvolvimento profissional de professores na “criação de ambientes de aprendizagem diversificados e motivadores que combatam as desigualdades de oportunidades”.
O objetivo passa também por promover a utilização, por professores e alunos, de ferramentas tecnológicas na sala de aula, na definição de percursos de aprendizagem inovadores.
O projeto incide ainda em apoiar alunos com necessidades especificas e os seus professores com vista à definição de um projeto de vida e de ingresso no mundo de trabalho.
E, por último, o Agrupamento vai poder desenvolver conhecimentos e comportamentos em relação às alterações climáticas e ao desenvolvimento sustentável, mas também melhorar os resultados dos alunos na disciplina de Físico-Química, “sobretudo ao nível do ensino secundário”, refere a nota do site do Agrupamento.
O Erasmus+ tem oferecido a milhões de europeus a oportunidade de estudar, estagiar, ter formação e ganhar experiência no exterior. O Programa não se destina apenas a estudantes, está aberto a todas as pessoas e organizações ligadas às áreas da Educação, Formação, Juventude e Desporto e a todos os públicos nos campos da educação e da formação, formais ou não formais.
O projeto tem início em setembro de 2023 e vai decorrer até fevereiro de 2025.
Erasmus+?
O programa Erasmus, é um plano de gestão de diversas administrações públicas, que apoia e facilita a mobilidade académica dos estudantes e professores universitários através do mundo inteiro. Este programa faz parte do Espaço Europeu de Educação Superior. Erasmus+, ou Erasmus Mais, é o novo programa que combina todos os atuais planos da UE para educação, formação, juventude e desporto, e que iniciou em janeiro de 2014.
O programa 2021-2027 coloca uma forte tónica na inclusão social, nas transições ecológica e digital e na promoção da participação dos jovens na vida democrática. Apoia as prioridades e atividades estabelecidas no Espaço Europeu da Educação, no Plano de Ação para a Educação Digital e na Agenda de Competências para a Europa.
O programa também apoia o Pilar Europeu dos Direitos Sociais; executa a Estratégia da UE para a Juventude 2019-2027; e desenvolve a dimensão europeia do desporto.