“Acredito vivamente que as empresas têm, hoje mais que nunca, de se tornar um exemplo na minimização da sua pegada ambiental e na construção de um futuro cada vez mais sustentável”, referiu em declarações ao Voz de Cambra, Inês Gonçalves, responsável pela iniciativa de adoção de um troço do Rio Caima, numa ação de sustentabilidade, biodiversidade e responsabilidade social, levada a cabo pela Colep Consumer Products, em parceria com entidades locais.
Na qualidade de responsável pelo evento e parte integrante da equipa de ambiente e sustentabilidade da Colep Consumer Products, Inês Gonçalves explicou ao Voz de Cambra que a adoção de um troço de 500 metros do Rio Caima, traz à “família” Colep Consumer Products, uma maior consciencialização ambiental e de responsabilidade social.
O evento iniciou com um percurso pedestre (PR4) em contacto com a natureza e com a população local. O ponto de partida foi a Aldeia do Trebilhadouro, classificada pela Associação Turismo de Aldeia (ATA), como Aldeia de Portugal, em direção à Barragem Eng. Duarte Pacheco, junto ao troço adotado, passando ainda pela Ponte do Castelo, uma estrutura romana que cruza este percurso.
O evento contou com a parceria da Associação Portuguesa de Educação Ambiental (ASPEA), com quem a Colep Consumer Products se comprometeu a monitorizar o troço do Rio Caima duas vezes por ano e a realizar pelo menos uma atividade de melhoria, uma vez por ano.
“A adoção deste troço de rio, em parceria com a ASPEA e com as entidades locais, representa o compromisso da Colep Consumer Products na conservação do meio ambiente, consciencialização ambiental e na promoção da responsabilidade social”, disse ainda a responsável.
Para dar seguimento ao compromisso e, em parceria com a Câmara Municipal de Vale de Cambra, a empresa realizou já uma limpeza e abertura prévia do acesso ao troço do Rio. A Colep Consumer Products contou com o contributo de três monitoras do Centro de Educação Ambiental de Vale de Cambra, mas também com os seus colaboradores e respetivas famílias, que acederam ao troço do Rio adotado e efetuaram a sua monitorização, nomeadamente, a qualidade da água, fauna e flora, quer do Rio, quer do meio envolvente.
Para além disso, a empresa teve também como parceira a equipa “Vale de Tesouros”, um projeto de três autoras locais, que tem como objetivo editar uma coleção de livros, essencialmente dedicados às crianças, no sentido de reavivar o património oral e tradicional de Vale de Cambra. Para contribuir para este projeto cultural, a Colep Consumer Products adquiriu vários exemplares do mais recente livro editado: “A Lenda da Ponte do Castelo”, uma história sobre a ponte romana que cruza aquele troço do Rio. O livro foi oferecido pela empresa a todas as crianças que participaram no evento.
Com o objetivo de causar impacto na comunidade em que está inserida e não só, com esta iniciativa, a Colep Colep Consumer Products – líder no mercado mundial nos segmentos de Cosmética, Higiene Pessoal e Cuidado do Lar – pretende inspirar pessoas e entidades, a desenvolver ou a se envolverem em iniciativas similares, contribuído assim para o alcance da sustentabilidade e para a diminuição da pegada ambiental das indústrias locais.
“Acredito vivamente que as empresas têm, hoje mais que nunca, de se tornar um exemplo na minimização da sua pegada ambiental e na construção de um futuro cada vez mais sustentável”, sublinhou ainda Inês Gonçalves.
Recorde-se que a Colep Consumer Products, está sediada em Vale de Cambra e tem uma posição de liderança no mercado mundial nos segmentos de Cosmética, Higiene Pessoal e Cuidado do Lar, oferecendo aos seus clientes soluções integradas de manufatura e logística na prestação de serviços de contract manufacturing para aqueles segmentos, tendo também um elevado foco em Inovação e ODM (Original Design Manufacturing).