O Centro Cultural de Macieira de Cambra recebe, nos dias 27 e 28 de fevereiro, a quarta edição do “Aprender na Desportiva”, uma iniciativa organizada pelo Município de Vale de Cambra e dedicada à reflexão, partilha de conhecimento e desenvolvimento do setor desportivo. O encontro reunirá dirigentes, treinadores, atletas e agentes desportivos, num espaço de debate sobre os desafios atuais e futuros do desporto e das associações.
Cristina Maria Santos
Ao longo de dois dias, o programa abordará temas considerados essenciais para a evolução do fenómeno desportivo, como a redução do tempo de ecrãs e o incentivo à prática desportiva, a liderança com propósito, a otimização dos processos de treino, a motivação de equipas, bem como o financiamento, a sustentabilidade das associações e a comunicação com a comunidade.
O painel de oradores integra várias referências do desporto nacional, entre dirigentes, treinadores e ex-atletas, que irão partilhar experiências, estratégias e boas práticas, promovendo um ambiente de aprendizagem e inspiração. A moderação ficará a cargo do jornalista Humberto Ferreira, garantindo um debate dinâmico e participativo.
A formação é creditada pelo IPDJ, atribuindo 1,2 créditos nas áreas de Treinadores Desportivos (TD), Técnicos de Exercício Físico (TEF) e Diretores Técnicos (DT), reforçando a sua relevância no percurso formativo dos profissionais do setor.
Segundo o Município, o “Aprender na Desportiva 2026” assume-se como uma iniciativa para todos os que acreditam no poder transformador do desporto enquanto ferramenta de desenvolvimento pessoal, social e comunitário. As inscrições estão disponíveis em www.cm-valedecambra.pt/p/aprendernadesportiva.




