Nesta quinta-feira, o sistema vai entrar em funcionamento em 16 unidades do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Aveiro/Norte, entre as quais as quatro unidades de saúde de Vale de Cambra: USF Calâmbriga, USF Vale de Cambra, Unidade de Saúde de Macieira de Cambra e Unidade de Saúde de Arões.
A partir desta quinta-feira, 7 de abril, ao contactar qualquer uma das unidades de saúde de Vale de Cambra, a chamada será direcionada para um atendedor de chamadas. Ou seja, o utente faz a chamada para a Unidade de Saúde, de seguida, o módulo ´Menu´ recebe a chamada e fornece instruções claras ao utente e, posteriormente, o utente decide o reencaminhamento da chamada por meio das teclas do telefone.
As vantagens para o utente são várias, refere o diretor executivo do Agrupamento de Centros de Saúde (ACeS) Aveiro/Norte.
A redução do tempo de espera dos utentes ao telefone, com a garantia de que a sua chamada será devolvida com brevidade; em vez de um tom de ocupado ou de uma espera longa, o cliente recebe uma resposta interativa informando-o de quando será chamado; se a hora indicada não for adequada, é possível escolher uma outra hora posterior; e o sistema solicita ao utente que originou a chamada, que introduza o seu número de contacto. Também aqui, é possível deixar uma mensagem com o número de contacto.
Para contactar a unidade de saúde que pretende, o ACeS divulga os seguintes números das unidades dd saúde de Vale de Cambra: USF Calâmbriga: 256423665; USF Vale de Cambra: 256423666; Unidade de Saúde de Macieira de Cambra: 256462739; e Unidade de Saúde de Arões: 256403050.
O ACeS avisa ainda que o número a utilizar deverá ser, única e exclusivamente, o que se refere à sua unidade.
“Qualquer outro número de telefone que possa ser utilizado não dará seguimento ao pedido dos utentes. Informamos ainda que os números gerais do ACeS não conseguem encaminhar chamadas para as unidades de saúde pelo que não deverá ser feito recurso a esses números”, explica o Agrupamento em nota de imprensa.
O sistema ‘call back’, vai permite devolver chamadas não atendidas nas 16 unidades de saúde do ACeS Aveiro/Norte.
“Com esta ferramenta, a chamada é devolvida ao utente, após um atendimento automático, e esta resposta permite que os secretários clínicos das unidades de saúde se consigam organizar e devolver as chamadas aos seus utentes”, releva o diretor executivo do Agrupamento, Miguel Portela.
Desta forma, as Unidades de Saúde ficam a saber a totalidade dos pedidos dos utentes e será feita a chamada de retorno para o número indicado na resposta ao atendimento automático.
O atendimento inicial é feito por uma gravação que coloca à disposição do utente um conjunto de opções, tais como: marcação de consulta do dia ou consulta programada ou renovação receitas, entre outros.
Quando a opção é selecionada pelo utente, a aplicação procede então à gravação do número que fez o contacto, gerando depois uma tarefa – ordenada pela hora da chamada e pelo motivo.
“As equipas estarão organizadas de forma a responder, tão breve quanto possível, às chamadas que são efetuadas para as unidades de saúde”, sublinha o responsável.