Foram inaugurados esta sexta-feira os primeiros “Espaços Cidadão” em cinco das freguesias de Vale de Cambra. Para o Secretário de Estado da Digitalização e da Modernização Administrativa, Mário Filipe Campolargo, trata-se de “cinco novos passos de proximidade”.
O Secretário de Estado da Digitalização e da Modernização Administrativa, Mário Filipe Campolargo inaugurou hoje os primeiros ‘Espaços Cidadão’ em cinco freguesias do concelho, que corresponde a 10% dos balcões que o Governo pretende abrir este ano.
“Vale de Cambra abriu hoje, cinco dos 67 ‘Espaços Cidadão’ e oito Lojas do Cidadão que vamos abrir este ano no país”, divulga Mário Filipe Campolargo, na sessão de inauguração do balcão na freguesia de S. Pedro de Castelões.
A inauguração do balcão no edifício da junta de S. Pedro de Castelões foi o arranque de mais quatro aberturas do ‘Espaço Cidadão’ nas freguesias de Arões, Rôge, Macieira de Cambra e União de Freguesias de Vila Chã, Codal e Vila Cova de Perrinho.
Os espaços resultam da adesão do Município de Vale de Cambra ao Programa Aproximar, formalizada em protocolo com a Agência para a Modernização Administrativa (AMA). Nestes balcões pode tratar-se da carta de condução, solicitar caderneta predial, tratar de assuntos relativos a emprego e formação profissional, alterar cartão de cidadão, solicitar o Cartão Europeu de Seguro de Doença ou realizar os serviços e-fatura, entre outros.
O presidente da Câmara de Vale de Cambra, José Pinheiro considerou que este é um “serviço público de qualidade próximo das pessoas, com mais e melhores condições de proximidade”. E acrescentou que isso prova que “é um Município Amigo do Cidadão e que aposta na modernização e digitalização dos serviços”.
Na presença do Secretário de Estado, José Pinheiro aproveitou para lançar o desafio de se criarem condições para também abrir o ‘Espaço Cidadão’ nas restantes freguesias do concelho.
“Este é um compromisso que temos para com os cidadãos de Cepelos e Junqueira”, reforçou o autarca.
O presidente da junta de freguesia de S. Pedro de Castelões, Sérgio Soares lembrou que a Junta está empenhada em “aproximar os serviços aos cidadãos” e garantir um melhor acesso e aumentar os serviços de atendimento prestados.
“É uma mais valia para a população desta freguesia, com serviços que são úteis para o desenvolvimento da comunidade e do território”, sublinhou.
Leia a notícia na integra na edição impressa! Em breve nas bancas!