A freguesia de S. Pedro de Castelões está a aumentar a produção de castanha, o que levou o presidente da junta, Sérgio Soares, a reclamar o estatuto de capital, daquele que é considerado o produto endógeno de excelência da freguesia, por ser “fácil no descascar e diferente no paladar”.
Cristina Maria Santos
O autarca aproveitou a abertura da Feira da Castanha, que promove até domingo, os principais produtos da região e evidencia o peso de S. Pedro de Castelões no setor da castanha, nomeadamente no incentivo ao plantio do castanheiro.
“De há 18 anos para cá, temos vindo a aumentar o número de produtores e as áreas de produção da castanha e a Feira da Castanha que tem mostrado o potencial deste produto endógeno”, referiu Sérgio Soares ao Voz de Cambra.
A freguesia pretende vir a usar a terminologia “capital da castanha” da região, por considerar que esta zona do país produz “uma das melhores castanhas do mundo, prestígio pela qualidade, a facilidade no descascar, a diferença no paladar”, lema que têm vindo a implementar.
Os proprietários têm sido incentivados a reflorestar os seus terrenos com espécies autóctones, nomeadamente o castanheiro. Desde 2021 que o município de Vale de Cambra tem implementado o projeto de Promoção da Castanha e do Castanheiro, que tem vindo a dar frutos e sensibilizado a população para o cultivo desta árvore.
Castelões já avançou com o processo de registo no Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV), para classificar a Castanha, como uma nova variedade.
“O caminho para lá chegar está a ser feito, tendo sido já feita a comparação com outro tipo de castanhas e avaliada a sua caracterização, para posterior certificação”, explicou Sérgio Soares.
A pensar nas próximas gerações, Autarquia e Junta de Freguesia atribuíram, mais uma vez, gratuitamente, centenas de castanheiros à população, para que esta os plante nos seus terrenos.
O presidente da Assembleia Municipal de Vale de Cambra, Miguel Paiva sublinhou a importância do aumento do número de produtores de castanheiros no concelho e também da Feira da Castanha como uma promoção do produto local.
O presidente da Câmara de Vale de Cambra, José Pinheiro também salientou a evolução do processo de certificação da castanha de Castelões e reforçou que este é um produto local com potencial gastronómico.
O presidente da assembleia de Freguesia de S. Pedro de Castelões, Abel Soares elogiou o programa da Feira da Castanha e frisou que este é um evento que serve para promover a freguesia e o concelho.
O certame junta os diferentes agentes ligados aos setores em questão e conta com a presença de cerca de 50 expositores, de artesanato e produtos locais e o envolvimento das Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS´s) e associações da freguesia.
Desde o Magusto Infantil; o Baile do Ouriço, a Conferência “A castanha: desafios e Oportunidades” – que vem reforçar a preocupação em apoiar e incentivar ao plantio do castanheiro nos terrenos locais – até animação cultural, atividades desportivas e de lazer, gastronomia e expositores, são vários os motivos para uma visita à 18.ª Feira da Castanha.