A Associação dos Amigos da Pontemieiro está a apostar na criação de eventos comunitários de uma aldeia acessível e inclusiva. O objetivo passa por articular as iniciativas e vivências da comunidade residente e visitante, com a criação de condições para que “todos possam participar e se sintam integrados”. É o exemplo do evento “Arraial da Moira”, que acontece este sábado e que promove uma Caminhada inclusiva.
Cristina Maria Santos
A iniciativa pretende envolver toda a comunidade da aldeia de Pontemieiro e, ao mesmo tempo, combater o despovoamento que se faz sentir neste território do interior do concelho.
A Associação dos Amigos da Pontemieiro tem promovido atividades de promoção do património, da sua cultura e da sua natureza, orientando-as para o desenvolvimento turístico da aldeia, mas quer ir mais além.
“O caminho para uma aldeia totalmente acessível e inclusiva ainda é longo e está a ser feito em pequenos passos”, afirmou a Associação ao Voz de Cambra.
É o exemplo do evento “Arraial da Moira”, que leva habitualmente dezenas de pessoas à Aldeia e que, este ano, está mais acessível e inclusivo. A “Caminhada de Outono”, acontece este sábado e acolhe todas as faixas etárias, através da criação de uma caminhada longa, uma caminhada curta e ainda um passeio inclusivo.
“Estamos a pensar não só nas pessoas com mobilidade reduzida, idosos e crianças, mas também para carrinhos de bebés”, explicou a Associação.
Com a ajuda do Agrupamento de Escuteiros 508 Arões, foi ainda construída uma casa de banho ecológica adaptada, que garante o acesso de cadeirantes ao arraial.
Segundo a Associação, esta é também uma forma de ajudar a promover o envelhecimento ativo, a participação coletiva e cívica e ainda valorizar os recursos endógenos da Aldeia e da freguesia.